You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/95099
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFilho, Nahim Marun [UNESP]-
dc.contributor.authorGiareta, Eder Pessoa-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:27:26Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:14:05Z-
dc.date.available2014-06-11T19:27:26Z-
dc.date.available2016-10-25T19:14:05Z-
dc.date.issued2013-05-28-
dc.identifier.citationGIARETA, Eder Pessoa. As peculiaridades na escrita pianística de Ronaldo Miranda: sugestões interpretativas e técnico-musicais. 2013. 96 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Artes, 2013.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/95099-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/95099-
dc.description.abstractPretende-se, neste trabalho, estudar a relação entre as obras para piano solo de Ronaldo Miranda, identificar os procedimentos composicionais utilizados pelo compositor e, a partir daí, extrair ferramentas que facilitem uma adequada interpretação musical das mesmas. O objeto deste projeto firma-se na interpretação musical, através das características notacionais da partitura à luz de um olhar analítico e do levantamento das peculiaridades da escrita pianística. Propõe-se que o intérprete tenha um conhecimento prévio dos elementos que são largamente utilizados pelo compositor e considere os exercícios técnicos sugeridos no último capítulo, compostos pelo autor deste trabalho, com base na identificação e recorrência dos padrões pianísticos composicionais de Ronaldo Miranda. Sendo assim, o pianista terá ao seu dispor recursos que fundamentarão uma postura interpretativa mais coesa, considerando o processo cognitivo, a percepção e a atenção dada no preparo para a execução da obrapt
dc.description.abstractIt is intended to study the relationship between the works for solo piano by Ronaldo Miranda, identifying the compositional procedures used by the composer and, thereafter extracting tools to facilitate a proper musical interpretation thereof. The object of this project is based on the musical interpretation, through the notational characteristics under an analytical view and setting up the peculiarities of the pianistic writing. It is proposed that the interpreter has prior knowledge of the elements that are widely used by the composer and consider the technical exercises suggested in the last chapter, composed by the author of this research, based on the identification and recurrence of pianistic patterns of Ronaldo Miranda. Thus, the pianist will have at his disposal, resources that will build a more cohesive rendition, considering the cognitive process, perception and attention given in preparation for performing the worken
dc.format.extent96 f. : il. + 1 CD-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectMiranda, Ronaldo 1948pt
dc.subjectPianopt
dc.subjectPerformance (Arte)pt
dc.subjectMusica - Interpretação (Fraseado, dinamica, etc.)pt
dc.subjectMusica para piano - Analise, apreciaçãopt
dc.subjectPiano music - Analysis, appreciationpt
dc.titleAs peculiaridades na escrita pianística de Ronaldo Miranda: sugestões interpretativas e técnico-musicaispt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filegiareta_ep_me_ia.pdf-
dc.identifier.aleph000718250-
dc.identifier.capes33004013066P3-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.