You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/95100
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorTomás, Lia Vera [UNESP]-
dc.contributor.authorLacerda, Victor de Moura-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:27:26Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:14:05Z-
dc.date.available2014-06-11T19:27:26Z-
dc.date.available2016-10-25T19:14:05Z-
dc.date.issued2013-07-19-
dc.identifier.citationLACERDA, Victor de Moura. Música, substrato e substância: ontologia musical e quebra do paradigma cartesiano. 2013. 213 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Artes, 2013.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/95100-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/95100-
dc.description.abstractMerleau-Ponty em O Visível e o Invisível apontou que, nas ciências clássicas, a interpretação e o estudo da realidade física mais recente venham sendo confrontados em seus pressupostos ontológicos de cunho cartesiano. Neste sentido, hoje assume-se como possível parte essencial, intrínseca e inalienável da constituição ontológica da realidade, a relação mutuamente tecida entre observado e observador, e isto conflita com o conceito cartesiano de dicotomia absoluta entre objeto e sujeito. Se nossa hipótese se demonstrar correta, é provável que verifiquemos o mesmo problema com relação à ontologia da música, visto a prolífica e controversa variedade de interpretações dadas ao fazer e fruir musical a partir do séc. XX. Em face dessas considerações, nossa hipótese é a de que talvez seja também necessário considerar, como intrínseco e inalienável à ontologia da música, as relações mutuamente tecidas entre observado (música) e observador (escuta)pt
dc.description.abstractIn The Visible and the Invisible Merleau-Ponty pointed out that, in the classical sciences, interpretation and study of the most recent physical reality has been questioned in its Cartesian ontological presuppositions. In this sense, today it is assumed as possible that the relationship mutually woven between observer and observed could be responsible to the ontological constitution of reality itself, and it conflicts with the Cartesian concept of absolute dichotomy between subject and object. If our hypothesis is correct, this work will reveal that the same problem is present also in the ontology of music, in face of the prolific and controversial variety of interpretations of making and enjoing music from the Twentieth Century. Given these considerations, our hypothesis is that it should be necessity to consider that the relationship mutually woven between observer (listening) and observed (music) concerns to the ontological constitution of music itselfen
dc.format.extent213 f. : il.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectMerleau-Ponty, Maurice 1908-1961pt
dc.subjectMúsica - Séc. XXpt
dc.subjectOntologiapt
dc.subjectMusica - Filosofia e esteticapt
dc.subjectMusic - 20th centurypt
dc.titleMúsica, substrato e substância: ontologia musical e quebra do paradigma cartesianopt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filelacerda_vm_me_ia.pdf-
dc.identifier.aleph000719592-
dc.identifier.capes33004013066P3-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.