Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/95113
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Ikeda, Alberto Tsuyoshi [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Francischini, Alexandre | - |
dc.date.accessioned | 2014-06-11T19:27:26Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T19:14:07Z | - |
dc.date.available | 2014-06-11T19:27:26Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T19:14:07Z | - |
dc.date.issued | 2008-06-27 | - |
dc.identifier.citation | FRANCISCHINI, Alexandre. Laurindo Almeida: dos trilhos de Miracatu às trilhas em Hollywood. 2008. 237 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2008. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/95113 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/95113 | - |
dc.description.abstract | A presente dissertação tem por foco a vida e obra do compositor, arranjador e violonista Laurindo Almeida. Como objetivo geral, foi feito um relato biográfico e contextual que vai desde o seu nascimento no litoral sul do Estado de São Paulo, passando pelo Rio de Janeiro das décadas de 30 e 40, quando, no auge da “Era do Rádio”, trabalhou ao lado de músicos como Carmem Miranda, Pixinguinha, Garoto, Radamés Gnattali e tantos outros, até a sua emigração para os EUA, onde se tornou um dos músicos brasileiros de maior renome no exterior. Como objetivos específicos, buscou-se verificar qual, ou quais, os motivos que teriam levado Laurindo Almeida a não ocupar ainda o seu devido lugar na historiografia da música brasileira. E além disso – devido à controvérsia existente entre os pesquisadores acerca da importância do músico na gênese da concepção musical da Bossa Nova –, por meio da análise de seis composições de sua autoria, buscou-se verificar não somente em que medida Laurindo Almeida foi responsável pelo surgimento desta nova concepção musical que ficaria, anos mais tarde, conhecida como característica da Bossa Nova, mas também tentar definir a sua “identidade musical”. Por último, foi feito o levantamento e a catalogação de sua discografia. | pt |
dc.description.abstract | This thesis focuses on the life and work of Brazilian composer, arranger and guitarist Laurindo Almeida. As general goals, it includes a biographical and contextual sketch which covers his birth in the south coast of São Paulo state; the 1930s and 40s, the height of the “Radio Age”, when he worked in Rio de Janeiro with Carmen Miranda, Pixinguinha, Garoto, Radamés Gnattali and so many others; and finally his immigration to the United States, where he became one of the most renowned Brazilian musicians abroad. As specific goals, it is questioned and discussed why Laurindo Almeida still has not achieved his well-deserved recognition in Brazilian music historiography. Furthermore, because of the controversy among researchers about his importance in the inception of Bossa Nova, six of his compositions are analyzed. The aim of that is to try to confirm to which extent he was responsible for creating the musical conception which later became known as Bossa Nova, as well as try to define his “musical identity”. Last but not least, his discography has been researched and catalogued. | en |
dc.format.extent | 237 f. : il. + 1 CD | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Almeida, Laurindo, 1917-1995 | pt |
dc.subject | Música erudita | pt |
dc.subject | Bossa-nova | pt |
dc.subject | Música - História | pt |
dc.subject | Samba-jazz | en |
dc.title | Laurindo Almeida: dos trilhos de Miracatu às trilhas em Hollywood | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | francischini_a_me_ia.pdf | - |
dc.identifier.aleph | 000562988 | - |
dc.identifier.capes | 33004013066P3 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.