You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/95117
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorNogueira, Marcos Fernandes Pupo [UNESP]-
dc.contributor.authorSilva, José Ivo da-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:27:26Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:14:07Z-
dc.date.available2014-06-11T19:27:26Z-
dc.date.available2016-10-25T19:14:07Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.citationSILVA, José Ivo da. Fantasia em três movimentos em forma de chôros de Heitor Villa- Lobos: análise e contextualização de seu último período. 2008. 169 f. +. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2008.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/95117-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/95117-
dc.description.abstractEsta pesquisa aborda, analiticamente, a Fantasia em três movimentos em forma de chôros, de Heitor Villa-Lobos, uma das obras de sua produção sinfônica para orquestra de sopros. Inserida em seu último período de produção musical, esta obra foi comissionada pela American Wind Symphony Orchestra e composta em 1958. A contextualização deste período é o assunto do início deste trabalho. Em seguida, procede-se à análise em duas etapas: a primeira tem o foco direcionado para os termos “fantasia” e “forma de chôros”, sugeridos no título; e a segunda etapa é a análise dos procedimentos e técnicas composicionais utilizados pelo compositor brasileiro nesta obra, principalmente, material escalar, textura e tendências pandiatônicas. O principal objetivo desse trabalho é evidenciar procedimentos musicais presentes nesta fase do compositor.pt
dc.description.abstractThis research analytically approaches Heitor Villa-Lobos’s Fantasia em três movimentos em forma de chôros, one of his symphonic pieces for wind orchestra. From the latter period of his production, this piece was commissioned by the American Wind Symphony Orchestra and composed in 1958. The first section of this study contextualizes the period. A two-stage analysis follows: the first part focuses the words “fantasia” and “forma de chôros” as suggested in the title; the second part analyzes the compositional procedures and techniques used by the Brazilian composer in the piece, mainly scale material, texture and pandiatonic tendencies. The main purpose of this work is to make evident the musical procedures used by the composer at that time of his life.en
dc.format.extent169 f. + 1 CD.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectVilla-Lobos, Heitor, 1887-1959pt
dc.subjectMúsica - Brasilpt
dc.subjectMusica - Analise, apreciaçãopt
dc.subjectOrquestra de sopropt
dc.subjectFantasia - Partituraspt
dc.titleFantasia em três movimentos em forma de chôros de Heitor Villa- Lobos: análise e contextualização de seu último períodopt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filesilva_ji_me_ia.pdf-
dc.identifier.aleph000562943-
dc.identifier.capes33004013066P3-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.