You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/95125
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorNogueira, Marcos Pupo Fernandes [UNESP]-
dc.contributor.authorLacerda, Bruno Renato-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:27:27Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:14:08Z-
dc.date.available2014-06-11T19:27:27Z-
dc.date.available2016-10-25T19:14:08Z-
dc.date.issued2009-05-07-
dc.identifier.citationLACERDA, Bruno Renato. Arranjos de Guerra-Peixe para a orquestra da Rádio Nacional do Rio de Janeiro. 2009. 315 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2009.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/95125-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/95125-
dc.description.abstractEsta pesquisa analisa seis arranjos de Guerra-Peixe escritos para a orquestra da Rádio Nacional do Rio de Janeiro durante o período de contratação desse músico por parte dessa emissora. Por meio da análise estão demonstrados os procedimentos utilizados por Guerra-Peixe na elaboração de seus arranjos. A análise identifica os métodos empregados por Guerra-Peixe em seus arranjos usados para caracterizar alguns dos principais gêneros da música popular brasileira. Verificou-se, por meio da análise comparativa dos arranjos com o ciclo de peças da obra Drummondiana, do mesmo compositor, que Guerra-Peixe aplica procedimentos dos arranjos na escrita composicional. Para contextualizar o objeto de análise há um levantamento histórico sobre os seguintes temas: a trajetória de Guerra-Peixe como arranjador de orquestras de rádio, as transformações estéticas dos arranjos orquestrais de música popular brasileira, o surgimento, o ápice e o declínio das orquestras de rádio e o estado de conservação do acervo de partituras com arranjos escritos por Guerra-Peixe. A fundamentação teórica da análise está baseada nos conceitos de “motivo de acompanhamento” e “tipos de acompanhamento”, de Arnold Schoenberg e dos “tipos de texturas”, de Walter Piston. Os procedimentos metodológicos da análise obedecem à seguinte ordem: aspectos estruturais da música (forma, frase, textura e plano harmônico), aspectos funcionais do acompanhamento (“motivo de acompanhamento”, “melodia secundária” e tratamento da “linha do baixo”), descrição das funções desempenhadas pelos naipes da orquestra e a junção de todos esses aspectos direcionados especificamente para as partes instrumentais: introdução, interlúdio ou transição e coda.pt
dc.description.abstractThis research analyzes six Guerra-Peixe’s arrangements written for the Radio Nacional do Rio de Janeiro orchestra during the period when the musician was hired by that radio station. Through this analysis, it is implied all kinds of procedures used by Guerra-Peixe in his arrangements elaboration. The analyses identify the methods applied by Guerra-Peixe in his arrangements to characterize some of the main kinds of the Brazilian popular music. It is found, through the comparative review of the arrangements with the cycles of the Drummondiana´s plays, of the same composer, that Guerra-Peixe uses procedures of the arrangements in the compositional writing. To contextualize the object of the analysis there is a historical survey about the following subjects: the path of Guerra-Peixe as an arranger of the radio orchestras, the esthetics transformations of the Brazilian popular music arrangements, the beginning and the ending of the radio orchestras and the state of preservation of the scores collection with arrangements written by Guerra-Peixe. The theoretical foundation of analysis is based in Arnold Schoenberg’s concepts of “motive of accompaniment” and “types of accompaniment” and Walter Piston’s “kinds of textures”. The methodological procedures of the analysis obey the following order: structural aspects of music (form, phrase, texture and harmonic plan), functional aspects of accompaniment “motive of accompaniment”, “secondary melody” and “bottom line treatment”, description of the functions done by the sections of orchestra and the joint of all those aspects specifically oriented to the instrumental parts: introduction, interlude or transition and coda.en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
dc.format.extent315 f. : il + 1 CD-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectGuerra-Peixe, César, 1914-1993pt
dc.subjectArranjo (Música para orquestra)pt
dc.subjectMúsica popular brasileirapt
dc.subjectAcompanhamento sinfônicopt
dc.subjectOrquestra de rádiopt
dc.subjectSymphonic accompanimenten
dc.subjectRadio orchestraen
dc.titleArranjos de Guerra-Peixe para a orquestra da Rádio Nacional do Rio de Janeiropt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filelacerda_br_me_ia.pdf-
dc.identifier.aleph000591110-
dc.identifier.capes33004013066P3-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.