You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/95142
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorKerr, Dorotéa [UNESP]-
dc.contributor.authorKobayashi, Ana Lúcia M. T-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:27:27Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:14:10Z-
dc.date.available2014-06-11T19:27:27Z-
dc.date.available2016-10-25T19:14:10Z-
dc.date.issued2009-05-27-
dc.identifier.citationKOBAYASHI, Ana Lúcia M. T. A escola de composição de Camargo Guarnieri. 2009. 228 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2009.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/95142-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/95142-
dc.description.abstractA Escola de Composição de Camargo Guarnieri foi criada por volta de 1950 com o objetivo de dar orientação a jovens compositores dentro da estética nacionalista. Camargo Guarnieri, assim como sua Escola, foi influenciado pelos ideais de Mário de Andrade, que defendia a idéia de que a música brasileira deveria estar baseada no estudo do folclore. Nesta pesquisa, por meio de uma narrativa histórica e de abordagem metodológica qualitativa, pretendeu-se apresentar um panorama do funcionamento da Escola de Composição de Camargo Guarnieri investigando as atividades relacionadas ao ensino musical do compositor, sua formação cultural e musical, assim como o contexto histórico no qual a Escola está inserida. De maneira não institucionalizada e funcionando em torno da figura de seu mestre, a Escola de Composição de Camargo Guarnieri formou, durante mais de 40 anos de ensino, cerca de 31 compositores bastante atuantes nacional e internacionalmente. Em 1950, com a publicação da Carta Aberta aos Músicos e Críticos do Brasil, Guarnieri se envolveu na disputa por espaço no meio musical brasileiro entre nacionalistas e vanguardistas. Entre as conseqüências da publicação do documento estão as generalizações a respeito da maneira de ensinar composição de Guarnieri, principalmente a crença de que o compositor impunha o nacionalismo aos seus alunos.pt
dc.description.abstractThe School of Composition of Camargo Guarnieri was created by the 1950 to give orientation to young composers under the nationalist aesthetic. Camargo Guarnieri and his School were influenced by Mario de Andrade’s ideals, which proposed a Brazilian music based on the folklore. His activity as a teacher has not been deeply studied as his compositions have received more emphasis. In this study, based in a qualitative approach, we intended to obtain a panorama of the Camargo Guarneri’s School by investigating the composer’s activities related to his music teaching, his culture and musical background, and the historical context in which his School is inserted. In a non-institutional manner, and functioning around the figure of its master, the School of Composition of Camargo Guarnieri trained, during more than 40 years of teaching, around 31 composers, all of which were very active in a national and international level. In 1950, with the publication of Open Letter to Brazilian Musicians and Music Critics, Guarnieri involved himself in a dispute between nationalists and vanguardists over influence in the Brazilian musical environment. Among the consequences of the document’s publication, there have been a few generalizations about Guarnieri´s teaching methods, such as the belief that the composer compelled his students to compose nationalistic music.en
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)-
dc.format.extent228 f. : il.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectGuarnieri, Camargo, 1907-1993pt
dc.subjectComposição (Musica) - Brasilpt
dc.subjectNacionalismopt
dc.subjectMúsica - Brasil - Históriapt
dc.subjectEscola de composiçãopt
dc.subjectSchool of compositionen
dc.subjectNationalismen
dc.titleA escola de composição de Camargo Guarnieript
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filekobayashi_almt_me_ia.pdf-
dc.identifier.aleph000619162-
dc.identifier.capes33004013066P3-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.