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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/95166
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dc.contributor.advisorFonterrada, Marisa Trench de Oliveira [UNESP]-
dc.contributor.authorGentile, Fausto Rogério-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:27:27Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:14:13Z-
dc.date.available2014-06-11T19:27:27Z-
dc.date.available2016-10-25T19:14:13Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.citationGENTILE, Fausto Rogério. Heterogeneidade e interdisciplinaridade na escola especial: a música como forma de proporcionar equilíbrio e qualidade de vida. 2008. 124 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2008.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/95166-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/95166-
dc.description.abstractA presente pesquisa pretende demonstrar o papel da educação musical dentro do contexto interdisciplinar da Escola para portadores de necessidades especiais, onde a problemática na questão de heterogeneidade dos alunos é constante. Este contexto coloca a educação musical como ferramenta interdisciplinar para a melhoria da qualidade de vida destes indivíduos, que implica mudança de atitude por parte do educador musical e reflexão sobre os conteúdos ministrados. A justificativa do trabalho apóia-se no novo papel da educação musical dentro da escola, pois ao ser inserida como disciplina na equipe, propõem um novo contato com os alunos, professores e equipe técnica, ressaltando problemas essenciais, e também metodologias para a aplicação da educação musical com o objetivo de inclusão social. A metodologia utilizada na pesquisa se fundamenta na antropopedagogia e na pesquisa-ação, ambas adotadas segundo as definições de André Morin, que, de forma qualitativa, apresenta como estratégias de ação, o registro reflexivo e a observação, formando uma triangulação com a interdisciplinaridade. A fundamentação teórica apóia-se em dois autores responsáveis pelo pioneirismo do estudo da interdisciplinaridade no Brasil, Hilton Japiassú e Ivani Fazenda, que traçam um paralelo entre os conceitos e os projetos disciplinares, buscando direcionar o olhar para a realização de projetos efetivamente de cunho interdisciplinar. Como conclusão a pesquisa mostra a importância da formação de grupos interdisciplinares no corpo das escolas que pretendem promover atendimento a alunos com necessidades especiais, como forma de melhorar e reduzir os efeitos no processo de inclusão para professores, alunos e demais profissionais, envolvidos, bem como, família e comunidade próxima.pt
dc.description.abstractThe following research intends to demonstrate musical education importance in the interdiciplinary context of the special necessity porters, where the problem of students' heterogeneousness is constant. This context points musical education as an interdisciplinary tool the life quality improvement of this people, what implies not only change of attitude on the part of the musical educator but also reflection on the given contents. The justification of this work has its support in the new role of the musical education at school, because as it is added as a discipline in the team, it considers a new contact with pupils, professors and the technique team, standing out essential problems, and also methodologies for the application of musical education, with the focus on social inclusion. The methodology used in the research bases itself on the antropopedagogy and on the action-research, both adopted according to Andres Morin definitions, who, qualitatively, presents the reflective register and the observation as action strategies forming a triangle with interdisciplinarity. The theoretical recital support is the job of the two beginners of interdisciplinary study in Brazil, Hilton Japiassú and Ivani Farm, who trace a parallel between the discipline concepts and projects , and focus on the accomplishment of effectively interdisciplinary jobs. As a conclusion, the research shows the importance of the formation of interdisciplinary groups at schools with intend to promote support to students with special necessities, as a form of improvement and reduce of the effects on the inclusion process for teachers, students and other professionals involved, as also the families and close communities.en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
dc.format.extent124 f. : il. color.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectAssociação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE)pt
dc.subjectMusica - Instrução e estudopt
dc.subjectMúsica na educação dos deficientespt
dc.subjectAbordagem interdisciplinar do conhecimentopt
dc.subjectHeterogeneidadept
dc.subjectHeterogeneousnessen
dc.titleHeterogeneidade e interdisciplinaridade na escola especial: a música como forma de proporcionar equilíbrio e qualidade de vidapt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filegentile_fr_me_ia.pdf-
dc.identifier.aleph000584901-
dc.identifier.capes33004013066P3-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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