You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/95533
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMoraes, João Batista Ernesto de [UNESP]-
dc.contributor.authorPedrini, Igor Aparecido Dallaqua-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:27:48Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:15:00Z-
dc.date.available2014-06-11T19:27:48Z-
dc.date.available2016-10-25T19:15:00Z-
dc.date.issued2007-11-05-
dc.identifier.citationPEDRINI, Igor Aparecido Dallaqua. A questão do aboutness em documentos narrativos ficcionais: subsídios para a análise documental de crônicas. 2007. 84 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2007.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/95533-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/95533-
dc.description.abstractStarting from the question about the kind of intrinsical information in the fictional narrative, this research looked for data for documental analysis. It was necessary to develop a question regarding to aboutness and its relation to the mimese and the ideia of information-as-thing by Michael Buckland. Reaching by this way an evidence to a aboutness. After that, chronicle genere was classified and its form as a documental universe for the Information Science. Analysing Plínio Marcos´ chronicle, that were produced from 1964 to 1980, it was noticed the mobility of the structure canonisa of the narrative, such as manipulation, competence, performance and sanction. The complexity of the structure showed the difficulty in the development of an analysis´methodology. As a conjecture, it was applied the sense developing way, after dividing a chronicle in episodes. The result was the possibility to analyse the chronicle from the fragmetation of its superstructure and create a way of themes to find the aboutness in the fictional narrative document.en
dc.description.abstractPartindo do questionamento acerca do tipo de informação inerente ao texto narrativo ficcional, a investigação buscou subsídios para análise documental. Foi necessário fomentar um questionamento sobre o aboutness e sua relação com a mímese e a idéia de informação como coisa de Michael Buckland. Chegando assim a evidência temática. Em seguida, conceituou-se o gênero crônica e sua forma como universo documental para a Ciência da Informação. Analisando as crônicas de Plínio Marcos, produzidas entre 1964 e 1980, observou-se a mobilidade da estrutura canônica da narrativa, a saber, manipulação, competência, performance e sanção. A complexidade da estrutura revelou a dificuldade no desenvolvimento de uma metodologia de análise. Como conjetura, aplicou-se o percurso gerativo de sentido, depois de dividir a crônica em episódios. O resultado foi a possibilidade de analisar as crônicas a partir da fragmentação de sua superestrutura e realizar um percurso de temas para encontrar a tematicidade intrínseca do documento narrativo ficcional.pt
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
dc.description.sponsorshipUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.format.extent84 f.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectLinguagem documentáriapt
dc.subjectLeitura documentáriapt
dc.subjectNarrativa ficcionalpt
dc.subjectAnálise documental - Crônicapt
dc.subjectChronicleen
dc.subjectAboutnessen
dc.subjectFictional narrativeen
dc.subjectSense developing wayen
dc.subjectDocumental analysisen
dc.titleA questão do aboutness em documentos narrativos ficcionais: subsídios para a análise documental de crônicaspt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filepedrini_iad_me_mar.pdf-
dc.identifier.aleph000545717-
dc.identifier.capes33004110043P4-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.