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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/95579
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dc.contributor.advisorZavattini, João Afonso [UNESP]-
dc.contributor.authorHeiber, Rafael Figueiredo Duarte-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:27:49Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:15:06Z-
dc.date.available2014-06-11T19:27:49Z-
dc.date.available2016-10-25T19:15:06Z-
dc.date.issued2006-03-28-
dc.identifier.citationHEIBER, Rafael Figueiredo Duarte. Poluição do ar por veículos automotores e tipos de tempo em áreas metropolitanas: a elaboração de um roteiro metodológico. 2006. xiii, 114 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2006.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/95579-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/95579-
dc.description.abstractA sociedade contemporânea sofre intensos efeitos negativos e degradantes causados pela emissão de substâncias diversas na atmosfera. Doenças, redução das aptidões físicas, desconforto térmico, transformação de paisagens e mudanças climáticas que envolvem escalas do nível local ao global são apenas alguns exemplos da ação dos poluentes atmosféricos. Na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), expoente maior das áreas metropolitanas na América do Sul, o uso intenso dos veículos, congestionamentos e grandes percursos no espaço intra-urbano induzem episódios de grande poluição do ar. Nesta pesquisa é desenvolvido e apresentado um roteiro metodológico, baseado no paradigma do ritmo climático, para o estudo da poluição do ar causada por veículos automotores em áreas metropolitanas, confrontando episódios de intensa poluição e os tipos de tempo reinantes com uso da técnica de análise rítmica. O roteiro metodológico, aplicado à Região Metropolitana de São Paulo, com dados da estação Ibirapuera (CETESB) nos invernos de 2001, 2002, 2003 e 2004, mostrou que os episódios representativos de intensa poluição por monóxido de carbono (CO), material particulado (MP10) e dióxido de nitrogênio (NO2) foram caracterizados por ação anticiclonal que impediu as invasões frontais, com dias de calmarias que não dispersaram a poluição produzida dentro da RMSP. Os processos de tropicalização da MPA e de continetalização MPV, que influenciaram o aumento das temperaturas e a queda da umidade, representaram os dias de aumento de poluição do ar. Já os episódios de intensa poluição por ozônio (O3) foram caracterizados principalmtente pela influência de massas tropicais atlânticas e massas tropicais continentalizadas, com dias bastante ensolarados e com ventos que tiveram grande influência no transporte do ozônio e de seus precursores, trazidos das... .pt
dc.description.abstractThe cotemporary society suffers many negative effects caused by the emission of substances in the atmosphere. Illnesses, reduction of the physical aptitudes, thermal discomfort, climatic transformation of landscapes and changes that involve scales of the local level to the global one are only some examples of the atmospheric pollutants action. At São Paulo Metropolitan Region (RMSP), the most important exponent of South American metropolitan areas, the intense use of motor vehicles, traffic jam and long distances in the urban space induce air pollution episodes. In this research it is developed and presented a methodology, based on the climate rhythm paradigm, for the study of the air pollution caused vehicles in metropolitan areas, collating episodes of intense pollution and types of weather using rhythmic analysis technique. The methodology was applied to the RMSP with the Ibirapuera station data (CETESB) in the 2001, 2002, 2003 and 2004 winters, showing that the representative episodes of intense pollution for carbon monoxide (CO), particulate matter (MP10) and nitrogen dioxide (NO2) had been characterized by stagnating anticyclones action that hindered the frontal invasions, with days of calmnesses that had not exhausted the produced pollution of the RMSP. The processes of tropicalization of the Atlantic Polar Air Mass (MPA), that had influenced the increase of the temperatures and the decrease of the humidity, had represented the days with high level of pollutants in the air. Already the episodes of intense pollution for ozone (O3) had been characterized mainly by the influence of Atlantic Tropical Air Mass (MTA) and Continental Tropical Air Mass (MTC) masses, with sufficiently sunny and hot days, winds that had great influence in the transport of ozone and its precursors from the industrial areas of ABCD region and Cubatão into the central area of the RMSP.en
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)-
dc.format.extentxiii, 114 f. : il., mapas, gráfs., tabs.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectClimatologiapt
dc.subjectMonoxido de carbonopt
dc.subjectPoluição do arpt
dc.subjectÁreas metropolitanaspt
dc.subjectAnálise rítmicapt
dc.subjectVeículos automotorespt
dc.subjectAir pollutionen
dc.subjectMetroplitan areasen
dc.subjectRhythmic analysis techniqueen
dc.subjectCarbon monoxide, São Pauloen
dc.titlePoluição do ar por veículos automotores e tipos de tempo em áreas metropolitanas: a elaboração de um roteiro metodológicopt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileheiber_rfd_me_rcla.pdf-
dc.identifier.aleph000465651-
dc.identifier.capes33004137004P0-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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