You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/95608
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGuimarães, Solange Terezinha de Lima [UNESP]-
dc.contributor.authorMatos, Marcelo Pereira-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:27:50Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:15:10Z-
dc.date.available2014-06-11T19:27:50Z-
dc.date.available2016-10-25T19:15:10Z-
dc.date.issued2005-09-02-
dc.identifier.citationMATOS, Marcelo Pereira. O Rio de Janeiro das escolas de samba: lugar, identidade e imagem urbana. 2005. x, 150 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2005.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/95608-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/95608-
dc.description.abstractAs escolas de samba, um dos símbolos da cultura carioca, são consideradas aqui como um elemento ilustrativo para um entendimento da metrópole carioca enquanto espaço vivido e espaço construído. É um tema bastante explorado por antropólogos e historiadores, mas pouco abordado a partir de sua dimensão geográfica. O objetivo principal deste trabalho consiste em revelar a construção, a percepção, a interpretação e a representação do sentido de lugar por parte dos sambistas cariocas. A dinâmica sócio-espacial das escolas de samba é analisada com base nos conceitos de Lugar, Identidade e Imagem Urbana, que servem de suporte teórico-metodológico para a inclusão destas agremiações culturais no debate geográfico.pt
dc.description.abstractThe Samba's School, one of the symbols from Rio de Janeiro culture, are considered in this work as an illustrative element for an understanding of the metropolis of Rio de Janeiro, whereas a lifeworld and constructed space. This theme is widely explored by anthropologists and historians, however it's not very explored in its geographic dimension. The main goal of this research is to reveal the construction, the percecption, the interpretation and the representation of the sense of place by the samba-players from Rio de Janeiro. The Samba's School dinamic social-space is analysed throughout the concepts of Place, Identity and Urban Image, which serve as theorical-methodologic support, to include these culture associations in the geographical debate.en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
dc.format.extentx, 150 f. : il., mapas, gráfs., tabs., fots.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectGeografia urbanapt
dc.subjectCarnavalpt
dc.subjectImagem urbanapt
dc.subjectIdentidadept
dc.subjectCarnivalen
dc.subjectIdentityen
dc.subjectUrban imageen
dc.titleO Rio de Janeiro das escolas de samba: lugar, identidade e imagem urbanapt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filematos_mp_me_rcla.pdf-
dc.identifier.aleph000337731-
dc.identifier.capes33004137004P0-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.