You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/95637
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorNascimento, Nádia Regina do [UNESP]-
dc.contributor.authorFalconi, Simone-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:27:51Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:15:14Z-
dc.date.available2014-06-11T19:27:51Z-
dc.date.available2016-10-25T19:15:14Z-
dc.date.issued2004-12-10-
dc.identifier.citationFALCONI, Simone. Produção de material didático para o ensino de solos. 2004. 115 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2004.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/95637-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/95637-
dc.description.abstractProposta didática de construção do conhecimento do conteúdo solos no Ensino Fundamental e Médio, a partir de atividades práticas que encerram os princípios básicos de especificidade, constituição, estruturação, ordenação e função que compõem o conceito de solo . O desenvolvimento da pesquisa e a elaboração do Kit que agrupa o material para a realização das atividades propostas, nortearam-se pela revisão e análise de literatura específica sobre as diretrizes que orientam o sistema educacional brasileiro, nesses níveis: os Parâmetros Curriculares Nacionais e em propostas sugeridas em livros didáticos, utilizados em algumas instituições de ensino. Elaborou-se um material didático que envolve várias atividades práticas tais como experimentos, manuseio de amostras de solo, montagem de quebra-cabeças, construção de maquete, pranchas ilustrativas e um manual do professor. A forma de aplicação do material é sucintamente descrita. Algumas atividades propostas foram experimentadas em três diferentes situações de ensino-aprendizagem; os resultados encontram-se em capítulo específico.pt
dc.description.abstractA didactic proposal of construction of the knowledge of the content soils in the Fundamental and Medium Teaching, starting from practical activities that contain the basic beginnings of specific, constitution, structuring, ordination and function that compose the soil concept. The development of the research and the elaboration of the Kit that form into groups the material for the accomplishment of the proposed activities, were orientated by the revision and analysis of specific literature on the guidelines that guide the Brazilian educational system, in those levels: the teaching National Parameters and in proposal suggested in text books, used in some teaching institutions. A didactic material was elaborated that involves several practical activities such as experiments, handling of soil samples, assembly of puzzles, model construction, illustrative boards and a teacher-guide teacher. The form of application of the material is described succinctly. Some proposed activities were experienced in three different teaching-learning situations; the results are in specific chapter.en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
dc.format.extent115 f. : il., fots., tabs. + material didático-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectCiência do solopt
dc.subjectSolos - Estudo e ensinopt
dc.subjectMaterial didaticopt
dc.subjectEnsino fundamentalpt
dc.subjectEnsino de solospt
dc.subjectDidactic materialen
dc.subjectTeaching of soilsen
dc.subjectFundamental teachingen
dc.titleProdução de material didático para o ensino de solospt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filefalconi_s_me_rcla.pdf-
dc.identifier.aleph000282155-
dc.identifier.capes33004137004P0-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.