You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/95677
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPezzato, João Pedro [UNESP]-
dc.contributor.authorSouza, Thiago Tavares de-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:27:52Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:15:19Z-
dc.date.available2014-06-11T19:27:52Z-
dc.date.available2016-10-25T19:15:19Z-
dc.date.issued2011-10-07-
dc.identifier.citationSOUZA, Thiago Tavares de. História da Geografia escolar: uma possibilidade de estudo da cultura escolar através da história oral temática híbrida. 2011. 139 f. Dissertação - (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2011.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/95677-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/95677-
dc.description.abstractAo tratar da história da Geografia enquanto disciplina escolar, tanto no que tange as determinações políticas e teóricas do currículo formal quanto dos fatores cotidianos, que e produzem a cultura escolar, aqui entendida conforme Vidal(2005), e a dinâmica do currículo real e oculto, desenvolvemos a presente pesquisa. Nosso objetivo foi o de contribuir para o estudo da historia das disciplinas escolares, no contexto do ensino da Geografia. No âmbito da metodologia, empregamos a pesquisa documental e a metodologia da história oral. A pesquisa bibliográfica e documental abrangeu a analise da produção acadêmica que trata da história da Geografia Escolar, da história do ensino no Brasil e no Estado de São Paulo e documentos oficiais, em especial aqueles que prescrevem orientação pedagógica e de conteúdo curricular, como orientações curriculares oficiais e prescrições metodológicas de ensino, como as Guias Curriculares Propostos para as Matérias do núcleo comum do Ensino do 1º Grau (1973), a Proposta Curricular para o ensino de Geografia-primeiro Grau(1991) e os Parâmetros Curriculares Nacionais(1997). Com isso, e a partir de Goodson (1998), estabelecemos uma periodização em quatro estágios do ensino de Geografia no Brasil para o período de 1549 a 2009. Caracterizamos cada período apontando as tendências de cada um, em especial para o quarto estágio (1960-2009). Este, com maior relevância para nosso trabalho, abrange significativas mudanças no ensino de Geografia das últimas décadas da historia. Para a analise de quatro estágios do ensino de Geografia no Brasil realizamos uma pesquisa empírica com a produção de dados de relato oral, com o emprego da metodologia da historia oral, mais especificamente a linha Temática Hibrida. Nossa opção metodológica se justifica na medida em que nos...pt
dc.description.abstractWhen talking about the history of Geography as a educational discipline, both in terms of political and theoretical determinations of formal curriculum and daily factors which produce the school culture, herein understood according to Vidal(2005), and the dynamics of occult and real curriculum, we developed this research. Our aim was to contribute to the history study of school disciplines in the Geography teaching context. As the methodology scope we applied the documental research and the oral history methodology. The bibliographic and documental research included the academic production analysis which deals with the Educational Geography history, the teaching history in Brazil and in the State of São Paulo and official documents, in special those which prescribe pedagogical orientation and curricular content, as official curricular orientations and methodological prescriptions of teaching, such as Proposed Curricular Guides to the Subjects of Teaching common nucleus of 1º Grade (1973), the Curricular Proposal to the teaching of Geography – elementary school (1991) and the National Curricular Parameters (1997). Thus, and starting from Goodson (1998), we established periods in four stages in Geography teaching in Brazil from 1549 to 2009. We characterized each period pointing out the tendencies to each one, in special the fourth stage (1960-2009). This one with a bigger relevance to our study covers important changes in Geography teaching of the last decades of history. To the analysis of four stages of Geography teaching in Brazil we performed an empiric research producing oral report data, applying the oral history methodology, more specifically the Hybrid Theme line. Our methodological option is justified according as the proposal of discussing the phenomenon of Geography teaching starting from the memory registry... (Complete abstract click electronic access below)en
dc.format.extent139 f. : il., mapas, fots. + 1 CD-ROM-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectCarvalho, Maria Eliza Cazzonato - Educação - Entrevistaspt
dc.subjectGeografia - Estudo e ensinopt
dc.subjectProfessores - Formaçãopt
dc.subjectEducação – História – Brasilpt
dc.subjectGeography - Study and teachingen
dc.titleHistória da Geografia escolar: uma possibilidade de estudo da cultura escolar através da história oral temática híbridapt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filesouza_tt_me_rcla.pdf-
dc.identifier.aleph000695516-
dc.identifier.capes33004137004P0-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.