You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/95697
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAlmeida, Rosangela Doin de [UNESP]-
dc.contributor.advisorPezzato, João Pedro [UNESP]-
dc.contributor.authorLaubstein, Geórgia Stefânia Picelli-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:27:52Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:15:22Z-
dc.date.available2014-06-11T19:27:52Z-
dc.date.available2016-10-25T19:15:22Z-
dc.date.issued2008-08-22-
dc.identifier.citationLAUBSTEIN, Geórgia Stefânia Picelli. História da disciplina Geografia: contribuições da memória de uma educadora. 2008. 226 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2008.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/95697-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/95697-
dc.description.abstractEsta pesquisa, realizada através do relato oral de uma educadora, busca fornecer subsídios à reflexão histórica da disciplina Geografia. O estudo fundamentou-se, principalmente, na compreensão do relato biográfico de Livia de Oliveira, professora de Geografia que há tempos vem colaborando para o desenvolvimento de pesquisas sobre o Ensino de Geografia, tanto no nível universitário como no nível fundamental de educação. Partindo de suas rememorações, tentamos refletir sobre a influência desta professora na constituição da Geografia Escolar brasileira. Adotamos como método de trabalho as entrevistas e a coleta de depoimentos, como forma de registrar as memórias da professora; a partir de suas memórias fomos delineando nossa pesquisa. No decorrer do trabalho discutimos algumas implicações da metodologia da História Oral, bem como concepções sobre memória e rememoração, fundamentais às nossas reflexões.pt
dc.description.abstractThis research, made trough the oral report an educator, intends to contribute to the historical reflection of the discipline Geography. The study was mainly based on the understanding of the biographical report of Livia de Oliveira, teacher of Geography that a long time have been collaborating for the development of researches about the teaching of Geography, in the academicals level and in the fundamental level of education. Leaving of your remembrances, we tried to reflect about this teacher's influence in the constitution of the Scholastic Geography in Brazil. We adopted as work method the interviews and the collect of testimony, as a form of registering the memories of this teacher; starting from your memories, we went delineating our research. In elapsing of the work we discussed some implications of the methodology of the Oral History, as well as conceptions about memory and remembrance, fundamental to our reflections.en
dc.format.extent226 f. : il.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectGeografia - Estudo e ensinopt
dc.subjectBiografiapt
dc.subjectGeografia escolarpt
dc.subjectMemóriaspt
dc.subjectBiographyen
dc.subjectTeaching of geographyen
dc.subjectScholastic geographyen
dc.subjectMemoriesen
dc.titleHistória da disciplina Geografia: contribuições da memória de uma educadorapt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filelaubstein_gsp_me_rcla.pdf-
dc.identifier.aleph000546071-
dc.identifier.capes33004137004P0-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.