Utilize este identificador para citar ou criar um link para este item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/95750
Registro de metadados completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Camargo, Marilena Aparecida Jorge Guedes de [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Chaves, Silvana Aparecida Pinter | - |
dc.date.accessioned | 2014-06-11T19:27:53Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T19:15:28Z | - |
dc.date.available | 2014-06-11T19:27:53Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T19:15:28Z | - |
dc.date.issued | 2007-06-26 | - |
dc.identifier.citation | CHAVES, Silvana Aparecida Pinter. Um olhar sobre a propaganda no livro didático em aulas de Língua Portuguesa no ensino médio. 2007. 127 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2007. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/95750 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/95750 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa foi realizada com o objetivo de observar as propagandas como aparecem no livro didático e de que maneira as professoras de segunda e terceira séries de língua portuguesa no ensino médio do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa (CAP-COLUNI-UFV), estão trabalhando esse gênero textual em suas aulas. As propagandas no livro didático podem possibilitar novos olhares, pois os recursos peculiares ao seu universo discursivo (texto-imagem) estão ligados a outros contextos (discurso político, histórico, cultural, ideológico, de conscientização ambiental entre outros). Esta investigação deu-se por meio de entrevistas semi-estruturadas, bem como de observações e relato das aulas. Imagens de propagandas e a leitura de textos no ensino médio, em língua portuguesa, têm por desafio o saber cultural e subjetivo do aluno e possivelmente apontam para uma nova característica discursiva desse gênero textual. | pt |
dc.description.abstract | This research was carried through with the objective to observe the propagandas as they appear in the didactic book and how the Portuguese teachers of second and third grades in average education of the College of Application of Viçosa Federal University (CAP-COLUNI/UFV), is working this literal sort in its lessons. The propagandas in the didactic book can make possible new looks, therefore the peculiar resources to its discursive universe (image-text) are linked to another contexts (politician's speech, description, cultures, ideological, ambient awareness among others). This inquiry was given by means of half-structuralized interviews, as well as of comments and reports of the lessons. Propagandas images and the reading of texts in average education, in Portuguese, have by its challenge cultural knowledge and subjective of the pupil and possibly point to a new discursive characteristic of this literal sort. | en |
dc.format.extent | 127 f. : il., fots. | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Lingua portuguesa - Estudo e ensino | pt |
dc.subject | Livros didaticos | pt |
dc.subject | Ensino médio | pt |
dc.subject | Propaganda | pt |
dc.subject | Gênero textual | pt |
dc.subject | Didactic book | en |
dc.title | Um olhar sobre a propaganda no livro didático em aulas de Língua Portuguesa no ensino médio | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | chaves_sap_me_rcla.pdf | - |
dc.identifier.aleph | 000501125 | - |
dc.identifier.capes | 33004137064P2 | - |
Aparece nas coleções: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
Não há nenhum arquivo associado com este item.
Itens do Acervo digital da UNESP são protegidos por direitos autorais reservados a menos que seja expresso o contrário.