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http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/96035
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Betti, Mauro [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Costa, Alan Queiroz da | - |
dc.date.accessioned | 2014-06-11T19:27:59Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T19:16:05Z | - |
dc.date.available | 2014-06-11T19:27:59Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T19:16:05Z | - |
dc.date.issued | 2006-10-27 | - |
dc.identifier.citation | COSTA, Alan Queiroz da. Mídias e jogos: do virtual para uma experiência corporal educativa. 2006. 190 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2006. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/96035 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/96035 | - |
dc.description.abstract | A virtualização do corpo no esporte-telespetáculo e nos jogos eletrônicos, bem como as repercussões desse fenômeno na cultura corporal de movimento contemporânea, já foi identificada por alguns estudiosos. Como evidência do impacto das mídias sobre as crianças, nas aulas de Educação Física na escola, os alunos não conseguem se desligar do último episódio do desenho animado que assistiram na TV. Por outro lado, as crianças apropriam-se das imagens e conteúdos televisivos, transformando-os em estruturas lúdicas que sustentam suas brincadeiras. A problematização pedagógica que, então, aqui apresentamos é se a Educação Física não deveria levar em conta tal fenômeno de modo privilegiado, atualizando seus projetos educativos, valendo-se do interesse das crianças e jovens pelas mídias e novas TICs, em favor de seus propósitos educacionais. Assim, o objetivo desse trabalho foi analisar as possibilidades pedagógicas do processo de virtualização do jogo presente nas mídias e TICs, propondo a transformação/transferência do virtual/virtualidade em uma experiência corporal educativa na escola, atualizada sob a forma de jogos que possam ser desenvolvidos nas aulas de Educação Física, a partir dos jogos virtuais que são de conhecimento dos alunos, seja a partir de filmes, brinquedos, desenhos animados ou jogos de videogames e computadores. A experiência desenvolvida permitiu o rompimento da necessidade de brincar com objetos passando para o brincar com os outros, apesar que, de certa forma, brincamos com um brinquedo virtual, porém de forma criativa. Os resultados obtidos identificaram a percepção da influência das mídias na vida cotidiana e escolar dos alunos, a aprendizagem de habilidades, estratégias e atitude cooperativa envolvidas no jogo e a valorização da participação dos alunos, no que diz respeito à apresentação, discussão e implementação... | pt |
dc.description.abstract | The body virtualization in the telespetacle sport and electronics games as the repercussion of these facts on contemporaneous moving body s cultures have been identified by some studies. As evidence of the impact of the medias about children, in Physical Education classes, at school, the pupils do not obtain disconnect themselves of the last episode of the livened up drawing who had attended in the TV. On the other hand, the children assume of the images and televising contents, transforming them into playful structures that support its tricks. The pedagogical problem that, we present here is if the Physical Education would not have to take in account such phenomenon in privileged way, bringing up to date its educative projects, using the interest of the children and young for the new medias and TICs for its educational intentions. The objective of this work was to analyze the pedagogical possibilities of the virtualization process of the present game in medias and TICs, being considered the transformation/transference of virtual/virtuality in a potentiality in an educative corporal experience in the school brought up to date under the form of games that can be developed in Physical Education classes, from the virtual games that are of knowledge of the pupils, either from livened up films, toys, drawings or games of videogames and computers. The developed experience allowed the disruption of the necessity to play with objects passing to play it with the others, despite that, of certain form, we play with a virtual toy, however of critical and creative form. The gotten results had identified the perception of the influence of the medias in the daily and pertaining to school life of the pupils, the involved learning of abilities, strategies and cooperative attitude in the game and the valuation of the participation of the students,...(Complete abstract, click electronic address below). | en |
dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) | - |
dc.format.extent | 190 f. : il., gráfs., tabs., fots. | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Educação física - Estudo e ensino | pt |
dc.subject | Mídia digital | pt |
dc.subject | Jogos eletronicos | pt |
dc.subject | Physical Education | en |
dc.subject | Virtual games | en |
dc.title | Mídias e jogos: do virtual para uma experiência corporal educativa | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | costa_aq_me_rcla.pdf | - |
dc.identifier.aleph | 000480670 | - |
dc.identifier.capes | 33004137062P0 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
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