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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/96041
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dc.contributor.advisorNeto, Samuel de Souza [UNESP]-
dc.contributor.authorNovaes, Caio Rotta Bradbury-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:27:59Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:16:06Z-
dc.date.available2014-06-11T19:27:59Z-
dc.date.available2016-10-25T19:16:06Z-
dc.date.issued2006-08-29-
dc.identifier.citationNOVAES, Caio Rotta Bradbury. Formação, conhecimento e identidade acadêmica: o programa de Pós-Graduação em Ciências da Motricidade na UNESP/RC. 2006. viii, 234 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2006.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/96041-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/96041-
dc.description.abstractUm dos fatores que agrega legitimidade a uma área do conhecimento científico é a produção acadêmica, corporificada na forma de um sistema de pós-graduação, que além de efetivar a formação acadêmica integra a pesquisa à transmissão de conhecimento, perpetuando um ciclo acadêmico. Escolheu-se como lócus deste estudo o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Motricidade do Intituto de Biociências da UNESP/Rio Claro, local em que se levantaram alguns questionamentos relativos à ausência de indicativos claros sobre a questão do referencial teórico no processo de formação e produção de conhecimento. Na busca de dados para confirmar ou refutar tal questão efetuou-se a análise de fonte documental relativa à 28 dissertações de mestrado produzidas na Área de Concentração Pedagogia da Motricidade Humana, no período de 1998 a 2002, assim como de consulta aos documentos históricos do processo de constituição desse programa. Corroborando com esse trabalho utilizou-se também de entrevista com os membros da comissão de criação da proposta desse programa e com representantes da área de concentração. O foco deste estudo se concentrou portanto em investigar a produção acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Motricidade, área de concentração: Pedagogia da Motricidade Humana, buscando-se compreender os referenciais teóricos desta proposta, bem como seu processo de constituição. Trata-se, portanto, de um estudo de caso, de análise qualitativa. A análise dos resultados obtidos no estudo e a sua discussão inicial apontaram indícios de uma possível fragmentação da área de conhecimento, levando a falta de uma aquiescência básica acerca da identidade do programa, sugerindo a necessidade de uma nova configuração curricular. .pt
dc.description.abstractOne of the factors that joins legitimacy to an area of the scientific knowledge is the academic production, which has its corpus in the form of a master's degree system, which integrates the research into the knowledge transmission besides executing the academic formation, perpetuating that way an academic cycle. It was chosen as locus of this study the Masters degree Program in Motricity Sciences of Biosciences Institute of UNESP/Rio Claro, place where emerge some questioning about the absence of clear indicatives about the subject of the theoretical referential in the process of formation production of the knowledge. In the search of data to confirm or to refute such questions occurred the analysis of the documental source relative to 28 master's degree dissertations produced in the Concentration Area: Pedagogy of the Human Motricity, in the period from 1998 to 2002, as well as consultation to the historical documents of the constitution process of that program. Corroborating with that work was also used the interview with the members of the commission of creation of the proposal of that program and with representatives of the concentration area. The focus of this study pondered therefore in investigating the academic production of the Masters degree Program in Motricity Sciences, concentration area: Pedagogy of the Human Motricity being searching to understand the theoretical referential of this proposal, as well as its process of constitution. It is treated, therefore, of study of case, of qualitative analysis. The analysis of the results obtained in the study and it initial discussion had pointed indications of a possible fragmentation of the knowledge area, leading the lack of a basic consent concerning the identity of the program, suggesting the need of a new curricular configuration. (Complete abstract, click eletonic address below).en
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)-
dc.format.extentviii, 234 f. : il.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectCapacidade motorapt
dc.subjectEducação fisicapt
dc.subjectMotricidade humanapt
dc.subjectHuman motricityen
dc.subjectAcademical identityen
dc.subjectPhysical educationen
dc.subjectMasters degreeen
dc.titleFormação, conhecimento e identidade acadêmica: o programa de Pós-Graduação em Ciências da Motricidade na UNESP/RCpt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filenovaes_crb_me_rcla.pdf-
dc.identifier.aleph000476051-
dc.identifier.capes33004137062P0-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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