You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/96067
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorDarido, Suraya Cristina [UNESP]-
dc.contributor.authorBrouco, Gisely Rodrigues-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:28:00Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:16:09Z-
dc.date.available2014-06-11T19:28:00Z-
dc.date.available2016-10-25T19:16:09Z-
dc.date.issued2006-12-05-
dc.identifier.citationBROUCO, Gisely Rodrigues. As diferentes tendências pedagógicas da educação física escolar e os concursos para professores da rede pública estadual de ensino nas regiões sul e sudeste do Brasil. 2006. ix, 142 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, 2006.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/96067-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/96067-
dc.description.abstractEntende-se, neste trabalho, que refletir acerca de concursos públicos representa uma importante contribuição para a análise do estado da arte na Educação Física quanto aos seus pressupostos, visões e concepções. O objetivo desta pesquisa foi analisar os conteúdos, as bibliografias e os marcos conceituais exigidos nas últimas provas de concursos públicos aplicados a professores de Educação Física da Rede Estadual de Ensino das regiões Sul e Sudeste do Brasil. Buscou-se compreender quais tendências pedagógicas estiveram presentes para se conhecer o atual contexto da Educação Física Escolar e as exigências relacionadas aos conhecimentos dos candidatos. Portanto, o estudo buscou a compreensão do tema pesquisado, tanto a aparência quanto sua essência, sendo de caráter qualitativo descritivo. Um dos procedimentos metodológicos possíveis nesse sentido é a pesquisa documental, que foi implementada considerando os editais e as últimas provas aplicadas em concursos públicos da rede estadual para professores de Educação Física nas Regiões Sul e Sudeste. Vale a pena salientar a dificuldade de localizar material científico que aborde esse tema, principalmente voltado à área da educação de forma geral, e especificamente à Educação Física, assim como, os documentos, programas de conteúdos e bibliografias e provas de concursos públicos. Essa dificuldade ocorreu em função da falta de interesse dos órgãos e secretarias de Estado responsáveis pela elaboração e execução dos concursos em disponibilizar tais informações. Os resultados foram obtidos pelas análises dos programas, verificando sua amplitude, convergências e divergências. Quanto às tendências pedagógicas, pode-se verificar uma crescente utilização dos PCNs, mas o dado mais significativo encontrado foi a expressiva quantidade de questões embasadas nas tendências críticas, principalmente nos Estados do Sul.pt
dc.description.abstractAbstrac: Reflecting about public service examinations represents an important contribution for analyzing Physical Education's state of art related to its assumptions, views, and conceptions within the scope ofthis work. The objective ofthis research was to analyze the contents, bibliography, and conceptual framework requested in the last public service examinations applied to Physical Education teachers of Brazilian Southem and Southeastem States' Educational Networks. There was a search to comprehend, which pedagogical trends had been featured to know the current School Physical Education context, and the demands related to candidates' levei ofknowledge. Therefore, the study had qualitative-descriptive characteristics because it aimed the comprehension of the researched theme, focusing on both its appearance and itS essence. One possible methodological procedure in order to achieve such goal is the documental research that was conducted, considering formal appiication callings and the last teSts of Southem and Southeastem States' Network's public service examinations for Physical Education teachers. It is worth emphasizing the difficulty to search for scientiflc material which malces reference to this issue, mainly when it refers to education in general, and specifically to Physical Education as well as documents, syllabus and bibliographies and public service examinations. This difficulty occurred due to the lack of interest from the Organs and Secretaries ofState which are responsible for the preparation and performance of public service examinations in making such information available. Results were obtained by the analyses, verifjing their amplitude, convergences and divergences. As to pedagogical trends, it can be verified an increase in the use of the PCNs, but the most significant datum found was the meaningful amount of questions based on the critica! trends, mainly from the Southern States.pt
dc.description.sponsorshipUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.format.extentix, 142 f. : il.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectEducação fisicapt
dc.subjectFormação profissionalpt
dc.subjectConcursos públicospt
dc.subjectPhysical educationen
dc.titleAs diferentes tendências pedagógicas da educação física escolar e os concursos para professores da rede pública estadual de ensino nas regiões sul e sudeste do Brasilpt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filebrouco_gr_me_rcla.pdf-
dc.identifier.aleph000493041-
dc.identifier.capes33004137062P0-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.