You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/96073
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorLorenzetto, Luiz Alberto [UNESP]-
dc.contributor.authorRodrigues, Márcia Elisabeth-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:28:00Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:16:10Z-
dc.date.available2014-06-11T19:28:00Z-
dc.date.available2016-10-25T19:16:10Z-
dc.date.issued2004-02-17-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Márcia Elisabeth. Sensibilidade: o percurso do aprender corporal. 2004. 161 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2004.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/96073-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/96073-
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo pesquisar o despertar, em estudantes da área da saúde, de uma nova consciência da visão de corpo, bem como buscar maneiras de inserção deste no processo de aprendizagem. Recursos de sensibilização como o toque, a música, a dança e os exercícios denominados conscientização, foram utilizados como complemento do conteúdo programático no curso de Fisioterapia da UNIARARAS, no interior do Estado de São Paulo. A Educação Corporal, tendo como via de aprendizado a sensibilização no próprio corpo antes de reconhecer e intervir no corpo do outro, foi estimulada, bem como a relação existente entre corpo e emoção, imagem corporal e inserção no mundo. A pesquisa utilizou-se de uma análise qualitativa do conteúdo verbal de relatos de experiência de 13 alunos que participaram da pesquisa, procurando-se as palavras mais freqüentes em relação às alterações de estados de ânimo, alterações da imagem corporal e as ligações entre os dois estados. Da relação entre eles e da análise dos resultados, pudemos perceber que a sensibilização corporal e as práticas corporais que a estimulam podem vir a se constituir em recurso do processo de educação de um ser humano mais integral e sensível, em que o conteúdo intelectual possa ser aprendido juntamente com os aspectos emocionais e sensíveis, abrindo um leque de possibilidades de novas percepções, assim como novas posturas decorrentes da mudança.pt
dc.description.abstractThis work has the objective of research the awakening, in students of healthcare, a new conscience and vision of the body, as well as searching ways of insertion of the body in the process of learning. Resources of sensitization such as the touching, music, dancing and the so-called conscientization exercises, were utilize as a complement of the teaching program at UNIARARAS Physiotherapy College, Sao Paulo State. The Corporal Education, using the sensitization of oneself body before intervening on the patient's body was stimulated; In the same way it was stimulated the relation between body and emotion, bodily image and self-insertion in the world. The research used a qualitative analysis of the contents of the verbal reports from the participants, looking for the most used and common words related to the mood shift, change in the corporal image and the connection between both states. From this relationship between them we could notice that the corporal sensitization and the stimulation of the bodily practices can constitute a powerful resource for the education of the human being, in a more sensitive and complete way, where the intellectual contents can be learned side by side with the emotional aspects, opening up a new range of possibilities to new perceptions, as well as new postures, due to the change of perceptions.en
dc.description.sponsorshipUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.format.extent161 f.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectLinguagem corporalpt
dc.subjectImagem corporalpt
dc.subjectSensibilização corporalpt
dc.subjectEducação corporalpt
dc.titleSensibilidade: o percurso do aprender corporalpt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filerodrigues_me_me_rcla.pdf-
dc.identifier.aleph000217957-
dc.identifier.capes33004137062P0-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.