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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/96088
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dc.contributor.advisorVolp, Catia Mary [UNESP]-
dc.contributor.authorCampeiz, Edvânia Conceição Fernandes da Silva-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:28:00Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:16:12Z-
dc.date.available2014-06-11T19:28:00Z-
dc.date.available2016-10-25T19:16:12Z-
dc.date.issued2003-
dc.identifier.citationCAMPEIZ, Edvânia Conceição Fernandes da Silva. Ensino de dança: música e experiência do fluxo. 2003. xiv, 125 f. : il. Dissertação (Mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2003.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/96088-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/96088-
dc.description.abstractA dança é considerada uma atividade intrinsecamente recompensadora e, como tal, propõe-se discuti-la no processo de ensino e aprendizagem do contexto educacional brasileiro. O objetivo geral dessa pesquisa foi verificar se a valorização do contexto dos alunos (a preferência musical) pode favorecer a experiência do fluir na dança. Para alcançar este objetivo foram realizados dois estudos: Estudo 1 - Preferência musical e Estudo 2 - Experiência do fluxo. Os objetivos específicos do Estudo 1 foram verificar se os alunos gostam de ouvir música e verificar as preferências musicais dos alunos. Participaram deste estudo 61 adolescentes universitários com média de idade 19,4 anos e responderam ao questionário de preferência musical elaborado pela autora. Os resultados foram geradores de uma didática dialógica entre alunos e professor que auxiliou na socialização e no enfoque de metas comuns durante o processo. Os resultados mostraram que a preferência musical dos jovens envolvidos no processo, não corresponde às músicas mais comumente veiculadas pela mídia. Esses jovens possuem autenticidade em suas preferências por músicas brasileiras e isso sugere que eles valorizam seu universo cultural. O objetivo do Estudo 2 foi verificar se a preferência musical associada à apresentação de uma coreografia interfere na experiência do fluxo nas duas situações: a) apresentação de uma coreografia utilizando uma música de preferência dos participantes; b) apresentação de uma coreografia utilizando uma música de não preferência dos participantes. Neste estudo, participaram 60 adolescentes universitários com média de idade 19,4 anos. Após apresentarem suas coreografias eles responderam ao questionário de experiência do fluxo. Os resultados demonstraram que apenas a situação de coreografia com tema e música livre atingiu... .pt
dc.format.extentxiv, 125 f. : il.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectDançapt
dc.titleEnsino de dança: música e experiência do fluxopt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filecampeiz_ecfs_me_rcla.pdf-
dc.identifier.aleph000193741-
dc.identifier.capes33004137062P0-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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