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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/96091
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dc.contributor.advisorDarido, Suraya Cristina [UNESP]-
dc.contributor.authorSouza Júnior, Osmar Moreira de-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:28:00Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:16:12Z-
dc.date.available2014-06-11T19:28:00Z-
dc.date.available2016-10-25T19:16:12Z-
dc.date.issued2003-
dc.identifier.citationSOUZA JÚNIOR, Osmar Moreira de. Co-educação, futebol e educação física escolar. 2002. viii, 127 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2002.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/96091-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/96091-
dc.description.abstractAs dificuldades enfrentadas pelas mulheres para terem acesso à prática do futebol no Brasil, levantaram os primeiros questionamentos que resultaram no embrião do presente estudo. A partir de consultas à bibliografia específica e de alguns estudos sobre o assunto, verifiquei uma necessidade de re-direcionamento do objeto de estudo, visando trazer contribuições à prática docente através de uma reflexão sobre as circunstâncias em que se desenvolvem propostas co-educativas de Educação Física nas escolas da rede pública do Estado de São Paulo. O objetivo do estudo configura-se na análise da co-educação por meio do futebol do ponto de vista discente e docente, apontando para os elementos que favorecem e dificultam o desenvolvimento destas propostas. O estudo foi desenvolvido com uma 8.ª série do Ensino Fundamental, de uma escola da rede pública estadual do município de Rio Claro-SP, através da realização de um programa de futebol em turma mista, cujas aulas foram ministradas pelo próprio pesquisador, que procurou através de observações das aulas, discussões em aulas e entrevistas em grupos, investigar as possibilidades de uma proposta co-educativa por intermédio do futebol. Os resultados encontrados foram categorizados em três grupos interdependentes: cultura escolar, relações de gênero e co-educação. A cultura escolar revelou-se de fundamental importância no desenvolvimento de qualquer proposta de Educação Física, tendo em vista que a resistência a mudanças de uma maneira geral manisfestada pelos alunos, exige estratégias de aproximação, investigação e conquistas por parte do professor, propiciando gradativamente a implementação de novos projetos. As relações de gênero, ainda baseadas em valores preconceituosos, discriminatórios e estereotipados, evidenciam a necessidade de uma intervenção por parte do... .pt
dc.format.extentviii, 127 f. : il., tabs., fots.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectEducação fisicapt
dc.subjectSexismopt
dc.subjectFutebolpt
dc.subjectDiscriminação de sexo contra as mulherespt
dc.titleCo-educação, futebol e educação física escolarpt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filesouzajunior_om_me_rcla.pdf-
dc.identifier.aleph000179608-
dc.identifier.capes33004137062P0-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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