Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/96096
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Neto, Samuel de Souza [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Cardozo, Aline Steckelberg | - |
dc.date.accessioned | 2014-06-11T19:28:00Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T19:16:13Z | - |
dc.date.available | 2014-06-11T19:28:00Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T19:16:13Z | - |
dc.date.issued | 2008-05-16 | - |
dc.identifier.citation | CARDOZO, Aline Steckelberg. A pedagogia do professor de educação física: um estudo sobre valores e as atitudes na prática docente. 2008. 154 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2008. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/96096 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/96096 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa teve como contexto de estudo as mudanças educacionais geradas no âmbito da sociedade brasileira, observando-se questões relacionadas a atos de desrespeito, indisciplina, falta de interesse, perda da noção de valores, de referências e limites no ambiente escolar. Tal fato passou a exigir dos educadores, novas perspectivas de práticas docentes, e um olhar mais atento aos problemas advindos da sala de aula. Com relação às aulas de Educação Física, percebe-se que é uma disciplina cuja dinâmica das aulas (através de atividades ligadas aos conteúdos de jogos, esportes, danças, lutas e ginásticas) maximizam os conflitos. Durante a sua realização, os alunos encaram com muita freqüência o espírito de competitividade e individualismo, deixando esquecida, por muitas vezes, as questões ligadas às atitudes e valores. Nesse contexto, os objetivos do trabalho foram: apresentar um quadro a respeito do inventário pedagógico do professor de Educação Física; buscar na prática docente dos professores os valores, os conteúdos e as atitudes que configuram a sua cultura escolar e identificar na docência da Educação Física as ações didáticas, a hexis corporal e a postura que formam o habitus docente. Como percurso para esse caminho foi escolhida a pesquisa de caráter qualitativo, do tipo construtivismo social, utilizando-se questionário, observações de aulas e entrevistas. Dos 17 participantes - professores de Educação Física - da educação básica que responderam o questionário foram selecionados... | pt |
dc.format.extent | 154 f. : | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Educação física - Estudo e ensino | pt |
dc.subject | Valores | pt |
dc.subject | Docência | pt |
dc.subject | Habitus docente | pt |
dc.subject | Physical education and training - Study and teaching | en |
dc.title | A pedagogia do professor de educação física: um estudo sobre valores e as atitudes na prática docente | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | cardozo_as_me_rcla.pdf | - |
dc.identifier.aleph | 000558491 | - |
dc.identifier.capes | 33004137062P0 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.