You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/96096
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorNeto, Samuel de Souza [UNESP]-
dc.contributor.authorCardozo, Aline Steckelberg-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:28:00Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:16:13Z-
dc.date.available2014-06-11T19:28:00Z-
dc.date.available2016-10-25T19:16:13Z-
dc.date.issued2008-05-16-
dc.identifier.citationCARDOZO, Aline Steckelberg. A pedagogia do professor de educação física: um estudo sobre valores e as atitudes na prática docente. 2008. 154 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2008.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/96096-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/96096-
dc.description.abstractEsta pesquisa teve como contexto de estudo as mudanças educacionais geradas no âmbito da sociedade brasileira, observando-se questões relacionadas a atos de desrespeito, indisciplina, falta de interesse, perda da noção de valores, de referências e limites no ambiente escolar. Tal fato passou a exigir dos educadores, novas perspectivas de práticas docentes, e um olhar mais atento aos problemas advindos da sala de aula. Com relação às aulas de Educação Física, percebe-se que é uma disciplina cuja dinâmica das aulas (através de atividades ligadas aos conteúdos de jogos, esportes, danças, lutas e ginásticas) maximizam os conflitos. Durante a sua realização, os alunos encaram com muita freqüência o espírito de competitividade e individualismo, deixando esquecida, por muitas vezes, as questões ligadas às atitudes e valores. Nesse contexto, os objetivos do trabalho foram: apresentar um quadro a respeito do inventário pedagógico do professor de Educação Física; buscar na prática docente dos professores os valores, os conteúdos e as atitudes que configuram a sua cultura escolar e identificar na docência da Educação Física as ações didáticas, a hexis corporal e a postura que formam o habitus docente. Como percurso para esse caminho foi escolhida a pesquisa de caráter qualitativo, do tipo construtivismo social, utilizando-se questionário, observações de aulas e entrevistas. Dos 17 participantes - professores de Educação Física - da educação básica que responderam o questionário foram selecionados...pt
dc.format.extent154 f. :-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectEducação física - Estudo e ensinopt
dc.subjectValorespt
dc.subjectDocênciapt
dc.subjectHabitus docentept
dc.subjectPhysical education and training - Study and teachingen
dc.titleA pedagogia do professor de educação física: um estudo sobre valores e as atitudes na prática docentept
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filecardozo_as_me_rcla.pdf-
dc.identifier.aleph000558491-
dc.identifier.capes33004137062P0-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.