Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/96099
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Schwartz, Gisele Maria [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Trevisan, Priscila Raquel Tedesco da Costa | - |
dc.date.accessioned | 2014-06-11T19:28:01Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T19:16:14Z | - |
dc.date.available | 2014-06-11T19:28:01Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T19:16:14Z | - |
dc.date.issued | 2010-10-18 | - |
dc.identifier.citation | TREVISAN, Priscila Raquel Tedesco da Costa. A expressão da criatividade na dança. 2010. 182 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2010. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/96099 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/96099 | - |
dc.description.abstract | Este estudo, de natureza qualitativa, teve por objetivo investigar como a expressão criativa está sendo inserida no contexto dos processos de ensino e aprendizagem da dança, para além das técnicas específicas, na visão de professores-coreógrafos e participantes de academias de dança, no âmbito do lazer. Para tanto, o estudo foi dividido em duas etapas complementares, sendo a primeira relativa a uma pesquisa bibliográfica e a segunda, uma pesquisa exploratória, para a qual foi utilizado como instrumento para coleta de dados um questionário misto, contendo perguntas abertas e fechadas. O instrumento foi aplicado a uma amostra intencional de 20 sujeitos, composta por professores-coreógrafos e bailarinos, maiores de 18 anos, com experiência de mais de um ano na prática de dança. Os dados foram analisados de maneira descritiva, utilizando-se a técnica de Análise de Conteúdo Temático e os resultados evidenciam que a criatividade é uma capacidade que tem suas características e qualidades amplamente reconhecidas como essenciais ao processo de ensino-aprendizagem na dança pelos sujeitos da pesquisa. Para esses, estas expressões criativas apresentam extensos conceitos e significados, permitem aos sujeitos descobrirem diferentes formas de expressar seus sentimentos e emoções, sendo as características individuais e a personalidade, apontadas como agentes de grande influência. Embora acarretem, para alguns indivíduos, circunstâncias muitas vezes constrangedoras, com o tempo e ações pedagógicas adequadas, acontecem com maior naturalidade e se tornam uma fonte inesgotável de descobertas e conhecimentos, contribuindo, assim, com diversos contextos condizentes com os aspectos subjetivos, bem como, com a percepção de uma maneira mais prazerosa de se compreender os sentidos de dançar. Entretanto, os dados referentes à dimensão curricular para a formação nestes cursos... | pt |
dc.description.abstract | This study, of qualitative nature, aimed at investigating how the creative expression has been placed within the context of teaching and learning of dance beyond the specific techniques vision teachers, choreographers and dance academies participants in leisure scope. Thus, the study was divided into two complementary stages, the first relating to a literature review and the second is an exploratory research for which it was used for data collection a mixed questionnaire containing open and closed questions. The instrument was administered to a purposive sample of 20 subjects composed of teachers, choreographers and dancers, over 18 years, with experience of more than a year in the practice of dance. Data were descriptively analyzed, using the Thematic Content Analysis technique and the results show that creativity is a skill that has its own characteristics and qualities widely recognized as essential to the process of teaching and learning in dance for the subjects of this research. For them, these creative expressions have extensive concepts and meanings, and enable individuals to discover different ways of expressing their feelings and emotions, and individual characteristics and personality was identified as agents of great influence. While entailing some individuals embarrassing circumstances with time and appropriate pedagogical actions, this happens more naturally and become an inexhaustible source of discoveries and knowledge, thus contributing to several contents consistent with the subjective aspects as well as the perception of a more pleasant way to understand the meanings of dance. However, data concerning the scale curriculum for training in these technical courses in dance, revealed priority in acquiring knowledge depicting the characteristics and technical qualities as well as developing the skills and physical abilities and motor functions. The creativity was associated... (Complete abstract click electronic access below) | en |
dc.format.extent | 182 f. : il., tabs. | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Dança | pt |
dc.subject | Expressão | pt |
dc.subject | Emoções | pt |
dc.subject | Expressividade | pt |
dc.subject | Teoria-prática | pt |
dc.subject | Dance | en |
dc.subject | Expressivity | en |
dc.subject | Emotions | en |
dc.subject | Theory-Practice | en |
dc.title | A expressão da criatividade na dança | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | trevisan_prtc_me_rcla.pdf | - |
dc.identifier.aleph | 000630196 | - |
dc.identifier.capes | 33004137062P0 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.