You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/96104
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorDarido, Suraya Cristina [UNESP]-
dc.contributor.authorBarroso, André Luís Ruggiero-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:28:01Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:16:14Z-
dc.date.available2014-06-11T19:28:01Z-
dc.date.available2016-10-25T19:16:14Z-
dc.date.issued2008-02-25-
dc.identifier.citationBARROSO, André Luís Ruggiero. Voleibol escolar: três dimensões dos conteúdos. 2008. 215 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2008.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/96104-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/96104-
dc.description.abstractO objetivo deste estudo foi construir, implementar e avaliar, junto a professores de Educação Física do Ensino Fundamental II, uma proposta de ensino do voleibol nas três dimensões dos conteúdos: conceitual, procedimental e atitudinal. A revisão bibliográfica estruturou-se baseada nos temas: escola, cidadania, Educação Física escolar, pedagogia do esporte e dimensões dos conteúdos do voleibol. Para o desenvolvimento da pesquisa foi utilizado o método da pesquisa-ação, sendo realizados oito encontros, ao longo de quatro meses, havendo a participação de quatro professores. Os resultados obtidos foram discutidos na perspectiva das condições de trabalho, em por que e para que ensinar esporte (voleibol), na técnica esportiva e rendimento, nas dimensões dos conteúdos e nas características, expectativas e na participação dos alunos. Verificou-se que, em determinadas escolas, as condições de trabalho, seja em relação ao espaço físico, ao material disponível, à desvalorização da Educação Física ou mesmo à desconfiança por parte dos professores de outras áreas e da direção, apresentam-se como obstáculos para o desenvolvimento desse componente curricular. Entretanto, observou-se que os professores participantes conseguiram desenvolver um ensino de qualidade, contribuindo para o redimensionamento da importância da Educação Física no ambiente formal de ensino. Confirmou-se a possibilidade de desenvolvimento de aulas que possam ir além da dimensão procedimental, facilitando a abordagem das dimensões conceituais e atitudinais do voleibol. Além disso, constatou-se uma participação efetiva dos alunos, mas isso somente se deu devido à disposição dos professores em estruturarem de formaapropriada as suas aulas, estudando, destinando tempo para elaboração das atividades e oferecendo estratégias diversificadas que estimulassem o envolvimento dos alunos.pt
dc.description.abstractThe objective of this study was to build, implement and evaluate, with teachers of Physical Education of primary education II, a proposal to teaching of volleyball in the three dimensions of content: conceptual, procedural and atitudinal. A structured literature review is based on themes: education, citizenship, Physical Education school, teaching the sport and dimensions of the content of volleyball. For the development of search was used method of search-action, and held eight meetings over four months, with the participation of four teachers. The results obtained were discussed in the perspective of working conditions, in the why and what for teaching sport (volleyball), technology and sports performance, in the dimensions of the content and features, expectations and participation of students. It was found that, in some schools, the working conditions, in relation to the physical space, the available material, the devaluation of the Physical Education or even the suspicion on the part of teachers from other areas and the direction, present themselves as obstacles to the development of this component curriculum. However, it was observed that the teachers participating successfully develop a quality education, contributing to the resizing of the importance of Physical Education in the environment of formal education. It was confirmed the possibility of developing lessons that may go beyond procedural dimension, facilitating the conceptual approach of the dimensions and atitudinais of volleyball. Moreover, it was for the effective participation of students, but it has only been due to the provision of teachers in struturing as appropriate their classes, studying,intended time for preparation of activities and offering diverse strategies that stimulated the involvement of students.en
dc.format.extent215 f. : il.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectVoleibolpt
dc.subjectEducação física escolarpt
dc.subjectDimensões dos conteúdospt
dc.subjectPedagogia do esportept
dc.subjectPesquisa-açãopt
dc.subjectPhysical education schoolen
dc.subjectDimensions of contenten
dc.subjectPedagogy of sportsen
dc.subjectSearch-actionen
dc.subjectVolleyballen
dc.titleVoleibol escolar: três dimensões dos conteúdospt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filebarroso_alr_me_rcla.pdf-
dc.identifier.aleph000541147-
dc.identifier.capes33004137062P0-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.