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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/96110
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dc.contributor.advisorRangel, Irene Conceição Andrade [UNESP]-
dc.contributor.authorBoaventura, Eduardo-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:28:01Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:16:15Z-
dc.date.available2014-06-11T19:28:01Z-
dc.date.available2016-10-25T19:16:15Z-
dc.date.issued2007-05-22-
dc.identifier.citationBOAVENTURA, Eduardo. Educação física para a autonomia: construção de possibilidades metodológicas. 2007. iv, 138 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2007.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/96110-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/96110-
dc.description.abstractUm dos princípios da Educação é a aquisição e o desenvolvimento da autonomia dos alunos aliados à conquista da cidadania plena, sendo que o componente curricular Educação Física pode permitir uma grande contribuição para este objetivo. E frente às dificuldades em geral encontradas nas redes públicas de ensino, faz-se necessária a realização de um trabalho de construção pedagógica com professores de Educação Física a fim de que os alunos obtenham maiores possibilidades de desenvolver a autonomia e todos os aspectos que ela engloba, ou seja, o objetivo do trabalho foi o de construir junto a professores de Educação Física atuantes na rede pública de ensino possibilidades metodológicas e estratégias didáticas para o desenvolvimento da autonomia dos alunos. A metodologia utilizada para tal fim foi a pesquisa-ação, que se constituiu de cinco reuniões com cinco professores participantes, caracterizados por um grupo jovem com tempo de atuação na escola variado entre um a sete anos após a formação inicial. Ao início das reuniões, foi aplicado um questionário com questões a respeito do tema autonomia, com a finalidade de identificar dados para comporem o ponto de partida das reuniões da pesquisa-ação. Os dados obtidos das discussões dos encontros foram agrupados em categorias e envolveram: os entendimentos de autonomia; as estratégias utilizadas; os papéis dos professores e da escola; as posições críticas e as dificuldades encontradas. No geral, os conceitos obtidos giraram em torno de que o aluno autônomo é aquele mais independente e capaz de realizar boas escolhas e resolver problemas, sempre consciente de suas ações. As principais estratégias para desenvolver a autonomia dos alunos englobaram os espaços de escolha para os alunos, as reflexões e a vivência de diferentes conteúdos. Para isto, o professor jogar junto...pt
dc.description.abstractOne of the principles of the Education is the acquisition and development of autonomy allying students to the conquest of full citizenship: the subject Physical Education can allow a great contribution for it. And facing the difficulties in general found in the public nets of teaching, it is necessary an accomplishment of a pedagogic work with teachers of Physical Education, so the students can obtain larger possibilities to develop the autonomy and all the aspects included, in other words, the objective of this work was to built with Physical Education teachers of public net of teaching methodological possibilities and didactic strategies for the development of the students' autonomy. The methodology used for this study was the research-action, that was constituted of five meetings with five teachers, characterized by a young group with different previously experiences in school, among one to seven years after the graduation. In the beginning of the meetings, a questionnaire was applied with subjects regarding the theme autonomy, with the purpose of identifying facts to build the starting point of the meetings of the research-action. The obtained data of these meetings were contained in categories and they involved: the ideas and autonomy concepts; the strategies to develop them; the functions of the teachers and school; the difficulties and the teachers' critical points. In the general, the obtained concepts were based on the autonomous student is that one more independent and capable of accomplish good choices and to solve problems, always conscious of their actions. The main strategies to develop the students' autonomy include the time for their choices, the reflections and the existence of different contents. For that, the teacher playing with the students, taking them to walks and to bring auditions to the school linked to the purposes contents are successful strategies that power... (Complete abstract click electronic access below)en
dc.format.extentiv, 138 f.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectEducação fisicapt
dc.subjectEscola e autonomiapt
dc.subjectPhysical educationen
dc.subjectSchool and autonomyen
dc.titleEducação física para a autonomia: construção de possibilidades metodológicaspt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileboaventura_e_me_rcla.pdf-
dc.identifier.aleph000500055-
dc.identifier.capes33004137062P0-
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