Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/96124
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Trezza, Ercília Maria Carone [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Beltani, Michelle Vanuchi Piva | - |
dc.date.accessioned | 2014-06-11T19:28:01Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T19:16:17Z | - |
dc.date.available | 2014-06-11T19:28:01Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T19:16:17Z | - |
dc.date.issued | 2006-03-17 | - |
dc.identifier.citation | BELTANI, Michelle Vanuchi Piva. Avaliação das habilidades psicomotoras relacionadas à estruturação espaço-temporal em crianças com 6 anos completos, matriculadas em EMEIS de Promissão-SP, com e sem frequência à creche. 2006. 106 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Medicina de Botucatu, 2006. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/96124 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/96124 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa teve por objetivo comparar o desenvolvimento das habilidades psicomotoras relativas à Estruturação Espaço-temporal em dois grupos de crianças com 6 anos completos, que freqüentam Escolas Municipais de Educação Infantil em Promissão, SP, em meio período e que diferem por: um grupo freqüentar creche no outro período (grupo A) e o outro grupo não (grupo B). Para a realização dessa pesquisa foram utilizados dois instrumentos, primeiramente a anamnese realizada com as mães, com a finalidade de responder aos critérios de inclusão da pesquisa, e a avaliação da Estruturação Espaço-temporal da Bateria Psicomotora de Vitor da Fonseca, 1996, que é composta por sete testes. Ao comparar os resultados dos grupos, observou-se que houve algumas diferenças significativas entre eles. A diferença de resultados entre os grupos permite levantar algumas hipóteses para explicá-la. Este é um trabalho inicial que tem o mérito de suscitar questões relativas à educação infantil nas creches e abrir caminhos para outras pesquisas. | pt |
dc.description.abstract | This research has by objective to compare the development of abilities psycomotors relative to Structuration Space-temporal in two groups of children with six years complete, that frequent Childlike Education Municipals Schools in Promissão, SP, in half period and that defer by a group to frequent crèche in the other period (group A) and the other group no (group B). For the accomplishment of this research two instruments had been used, first anamnese realized with the mothers, with the finality to answer to criterions of inclusion of research and the evaluation of Structuration Space-temporal of Vitor da Fonseca's Psicomotor Batery, 1996, that she is composed for seven tests. To compare the results of groups, were observed that it had some significatives diferences among them. The diference of results among the groups permit to raise some hypothesis to explain itself. This is a work initial that has the merit to arouse relatives questions to infantil education in the creches and to open walks to other researches. | en |
dc.format.extent | 106 f. | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Crianças - Desenvolvimento | pt |
dc.subject | Capacidade motora | pt |
dc.subject | Motricidade humana | pt |
dc.subject | Crianças - Habilidades psicomotoras | pt |
dc.subject | Children - Abilities psycomotors | en |
dc.title | Avaliação das habilidades psicomotoras relacionadas à estruturação espaço-temporal em crianças com 6 anos completos, matriculadas em EMEIS de Promissão-SP, com e sem frequência à creche | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | beltani_mvp_me_botfm.pdf | - |
dc.identifier.aleph | 000459672 | - |
dc.identifier.capes | 33004064075P0 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.