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http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/96309
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Brabo, Tânia Suely Antonelli Marcelino [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Dall Evedove, Elissandra Medeiros | - |
dc.date.accessioned | 2014-06-11T19:28:16Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T19:16:41Z | - |
dc.date.available | 2014-06-11T19:28:16Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T19:16:41Z | - |
dc.date.issued | 2012-02-27 | - |
dc.identifier.citation | DALL EVEDOVE, Elissandra Medeiros. A construção do gênero nas propostas curriculares para o último ano da educação infantil e primeiro ano do ensino fundamental elaboradas pelo município de Marília/SP. 2012. 197 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2012. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/96309 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/96309 | - |
dc.description.abstract | O objetivo inicial da pesquisa que resultou neste texto foi de compreender como gênero está contemplado nas políticas curriculares para o último ano da Educação Infantil e primeiro ano do Ensino Fundamental do município de Marília/SP. O primeiro caminho metodológico apontado para contribuir na solução da problemática desse estudo foi realizar uma pesquisa bibliográfica e documental, por intermédio das quais foi verificado o material já elaborado a respeito da temática. Em seguida, fora examinado como o gênero está contemplado nas políticas curriculares nacionais, analisando de maneira breve os documentos orientadores para os anos de ensino em questão, tendo como foco os PCNs, RCNEI, Resoluções e Diretrizes Curriculares Nacionais, por compreender que os documentos curriculares municipais são de algum modo resultado da metamorfose dos documentos curriculares nacionais. Por fim, foi realizada a análise da Proposta Curricular para o último ano da Educação Infantil (Infantil II) e da Proposta Curricular para o primeiro ano do Ensino Fundamental, ambas produzidas pela Secretaria Municipal de Educação de Marília/SP, documentos esses os quais são relevantes no município de Marília/SP e foram elaborados a partir do processo de transição do Ensino Fundamental para nove anos, com base na Lei Federal n. 11.274/2006. O estudo foi embasado pela teoria feminista, por meio da qual gênero é compreendido como categoria de diferenciação social mediada por relações de poder; pela teoria foucaultiana, pela qual se buscou compreender os micropoderes que sustentam e atualizam os saberes considerados adequados... | pt |
dc.description.abstract | The initial objective of the research which has resulted in this text was to comprehend how gender is addressed by the curriculum policies for the last infantile education year and the first fundamental education year of Marilia/SP city. The first methodological approach which aimed to contribute in solving the problem of this study was to conduct a bibliographical research and documental through which was observed the material already established on the theme. Next it was examined how gender is addressed by the national curriculum policies, analyzing briefly the guiding documents for the years of education in question, focusing on NCPs, RCNEI, Resolutions and National Curriculum Guidelines, understanding that, the municipal curriculum documents are, somehow, the metamorphosis of national curriculum documents. Finally, we performed an analysis of the Proposed Curriculum for the last year of Infantile Education (Infant II) and the Proposed Curriculum for the first year of Elementary Education, both produced by the Municipal Department of Education Marilia / SP. These documents are relevant in the city of Marilia / SP and were elaborated from the process of transition from elementary school for nine years, based on Federal Law. 11.274/2006. The study was based on the feminist theory, by which I understand gender as a social category of differentiation constituted by power relations; by the foucaultiana’s theory, for which I sought understand the micro power that stand and update the knowledge considered adequate for boys and girls from early age; as well as the conception of child as a capable subject since his birth, and the conception of curriculum as a practice of signification, a productive practice, a social relationship... (Complete abstract click electronic access below) | en |
dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) | - |
dc.format.extent | 197 f. il. | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Genero | pt |
dc.subject | Curriculos - Planejamento | pt |
dc.subject | Municipios | pt |
dc.subject | Feminismo | pt |
dc.title | A construção do gênero nas propostas curriculares para o último ano da educação infantil e primeiro ano do ensino fundamental elaboradas pelo município de Marília/SP | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | dallevedove_em_me_mar.pdf | - |
dc.identifier.aleph | 000691466 | - |
dc.identifier.capes | 33004110040P5 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
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