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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/96313
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dc.contributor.advisorNery, Ana Clara Bortoleto [UNESP]-
dc.contributor.authorOzelin, Jaqueline Rampeloti-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:28:16Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:16:41Z-
dc.date.available2014-06-11T19:28:16Z-
dc.date.available2016-10-25T19:16:41Z-
dc.date.issued2010-09-08-
dc.identifier.citationOZELIN, Jaqueline Rampeloti. Periódicos educacionais da Escola Normal de São Carlos: educação moral, civismo e higiene (1911-1923). 2010. 125 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2010.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/96313-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/96313-
dc.description.abstractNesta dissertação de Mestrado temos como objetivo analisar os periódicos educacionais publicados pela antiga Escola Normal de São Carlos durante o período de 1911 a 1923, privilegiando os temas educação moral, civismo e higiene com o propósito de compreender como tais temas foram apropriados pelos diretores, professores e alunos dessa escola de formação de professores, constituindo-se, assim, num conjunto de saberes necessários a esta formação. Temos como fontes principais o periódico Excelsior! (1911-1916), a Revista da Escola Normal de São Carlos (1916-1923) e o jornal O Raio Verde (1917-1918). O recorte temporal escolhido compreende o primeiro ano de publicação da revista Excelsior! (1911) e se estende até o último ano de publicação da Revista da Escola Normal de São Carlos (1923), englobando o período de publicação do jornal O Raio Verde (1917-1918). Como resultados, apresentamos a constatação de que tanto os professores quanto os alunos da Escola Normal de São Carlos viam a educação como meio eficaz para a promoção do progresso do Brasil e viam o professor como elemento fundamental para ensinar e divulgar, por meio de seus atos, os preceitos cívicos, morais e higiênicos considerados necessários para promover a unidade nacional e o soerguimento moral do paíspt
dc.description.abstractIn this Master Thesis we have to analyze the educational journal published by the former São Carlos Normal School during the period 1911 to 1923, focusing on issues moral education, civics and hygiene in order to understand how such themes were appropriated by the principals, teachers and students of this school teacher training, becoming thus a set of knowledge required for this training. We have as main sources the newspaper Excelsior! (1911-1916), the Revista da Escola Normal de São Carlos (1916-1923) and the newspaper O Raio Verde (1917-1918). The chosen time frame includes the first year of publication of the magazine Excelsior! (1911) and extends to the final year of publication of the Revista da Escola Normal de São Carlos (1923) encompassing the period of newspaper publication O Raio Verde (1917-1918). As results, we present evidence that both teachers and students of the São Carlos Normal School saw education as an effective means to promote the progress of Brazil and saw the teacher as key to teach and disseminate, through their actions the precepts civic, moral and hygienic deemed necessary to promote national unity and moral uplift of the countryen
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)-
dc.format.extent125 f.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectEscola Normal de São Carlospt
dc.subjectPeriódicos - Avaliaçãopt
dc.subjectEducação moralpt
dc.subjectCivismopt
dc.subjectHigienept
dc.subjectEducação - Periódicos - 1911-1923pt
dc.subjectSão Carlos Normal Schoolen
dc.subjectMoral educationen
dc.subjectCivicsen
dc.subjectHygieneen
dc.subjectExcelsioren
dc.titlePeriódicos educacionais da Escola Normal de São Carlos: educação moral, civismo e higiene (1911-1923)pt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileozelin_jr_me_mar.pdf-
dc.identifier.aleph000635992-
dc.identifier.capes33004110040P5-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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