You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/96322
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMortatti, Maria do Rosário Longo [UNESP]-
dc.contributor.authorGazoli, Monalisa Renata-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:28:16Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:16:43Z-
dc.date.available2014-06-11T19:28:16Z-
dc.date.available2016-10-25T19:16:43Z-
dc.date.issued2010-02-11-
dc.identifier.citationGAZOLI, Monalisa Renata. O método analítico para o ensino de leitura em Série de leitura Proença (1926-1928), de Antonio Firmino Proença. 2010. 175 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2010.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/96322-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/96322-
dc.description.abstractNesta dissertação, apresentam-se resultados de pesquisa de mestrado em educação (Bolsa Capes - março a agosto de 2008; bolsa Fapesp - setembro de 2008 a fevereiro de 2010), vinculada às linhas “Alfabetização” e “Ensino de Língua Portuguesa” do Grupo de Pesquisa e do Projeto Integrado de Pesquisa “História do Ensino de Língua e Literatura no Brasil”, ambos coordenados por Maria do Rosário L. Mortatti. Com o objetivo de contribuir para a compreensão de um importante momento da história do ensino da leitura no Brasil, focalizase a proposta para esse ensino apresentada pelo professor paulista Antonio Firmino de Proença (1880-1946), nos livros didáticos que integram a “Série de leitura Proença”, a saber: Cartilha Proença (1926), Leitura do principiante (1926), 1º. livro de leitura (1926), 2º. livro de leitura (1927), 3º. livro de leitura (1928) e 4º. livro de leitura (1948). Os livros que integram essa série foram publicados pela Editora Melhoramentos (SP) e circularam em diferentes estados brasileiros, dentre os quais, Ceará, Minas Gerais, Pernambuco e Santa Catarina, além de São Paulo, tendo contribuído para a formação de muitas gerações de brasileiros. Mediante abordagem histórica centrada em pesquisa documental e bibliográfica, desenvolvida por meio dos procedimentos de localização, recuperação, reunião, seleção e ordenação de fontes documentais, analisou-se a configuração textual dos livros dessa série, que consiste em enfocar os diferentes aspectos constitutivos de seu sentido. Concluiu-se que, nesses livros, apresentada-se uma proposta de concretização do método analítico para o ensino da leitura diretamente relacionada com outros livros de leitura publicados nas décadas iniciais do século XX, como decorrência da institucionalização desse método, no estado de São Paulo.pt
dc.description.abstractThis work deals with the results of a Master degree dissertation research related to “Literacy” and “Portuguese Language” of Research Group and Research Integrated Project “History of Language and Literature Teaching in Brazil” both under the leadership of Maria do Rosário Longo Mortatti. Aiming contributing to understand an important of the history of reading teaching in Brazil, it focus on the proposal concerning reading teaching presented by Professor Antonio Firmino Proença (1880-1946), in the didactic books called “Série de leitura Proença”, that is: Cartilha Proença (1926), Leitura do principiante (1926), 1º. livro de leitura (1926), 2º. livro de leitura (1927), 3º. livro de leitura (1928) e 4°. livro de leitura (1948). All those books were published by Editora Melhoramentos (SP) and had circulation in different Brazilian states such as Ceará, Minas Gerais, Pernambuco e Santa Catarina, besides São Paulo, and in this way, they contributed to form many Brazilian generations. Through historical approach centred on documentary and bibliographical investigation, and by means of localizing, retrieving, assembling, selecting and ordering proceedings, those books textual configuration was analysed, that is to say, to focus on different constitutive aspects of their meanings. The conclusion is that in those books, a proposal to make concrete the analytical method for reading teaching is presented, which is directly related to other reading books published at the beginning decades of 20 th century, as a result of the institutionalization of that method in the state of São Paulo.en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)-
dc.format.extent175 f. : il. + Apêndice-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectProença, Antonio Firmino dept
dc.subjectLeitura - Estudo e ensinopt
dc.subjectEducação - História - Brasilpt
dc.subjectLeitura - Ensino - Método analíticopt
dc.subjectReading teachingen
dc.subjectAnalytical methoden
dc.subjectHistory of educationen
dc.titleO método analítico para o ensino de leitura em Série de leitura Proença (1926-1928), de Antonio Firmino Proençapt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filegazoli_mr_me_mar.pdf-
dc.identifier.aleph000617805-
dc.identifier.capes33004110040P5-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.