You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/96325
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMortatti, Maria do Rosário Longo [UNESP]-
dc.contributor.authorOliveira, Fernando Rodrigues de-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:28:17Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:16:43Z-
dc.date.available2014-06-11T19:28:17Z-
dc.date.available2016-10-25T19:16:43Z-
dc.date.issued2010-12-13-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Fernando Rodrigues de. O ensino da literatura infantil em Compêndio de Literatura Infantil: para o 3º ano Normal (1959), de Bárbara Vasconcelos de Carvalho. 2010. 253 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2010.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/96325-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/96325-
dc.description.abstractNesta dissertação de mestrado, apresentam-se resultados de pesquisa vinculada às linhas “Literatura infantil e juvenil” e “Formação de professores” do Grupo de Pesquisa e dos Projetos Integrados de Pesquisa “História do Ensino de Língua e Literatura no Brasil” “Bibliografia brasileira sobre história do ensino de língua e literatura no Brasil (2003-2011) (CNPq), todos coordenados por Maria do Rosário Longo Mortatti. Com o objetivo de contribuir para a produção de uma história do ensino de língua e literatura no Brasil e contribuir para a compreensão da história da formação de professores e do ensino da literatura infantil no Brasil, enfoca-se, neste texto, a proposta para o ensino da literatura infantil apresentada em Compêndio de literatura infantil: para o 3º. ano normal (1959), de Bárbara Vasconcelos de Carvalho (1915-2008), publicado pela Companhia Editora Nacional (SP). Mediante abordagem histórica, centrada em pesquisa documental e bibliográfica, desenvolvida por meio dos procedimentos de localização, recuperação, reunião, seleção e ordenação de fontes documentais e leitura de bibliografia especializada, elaborou-se instrumento de pesquisa contendo a bibliografia de e sobre Bárbara Vasconcelos de Carvalho e analisou-se a configuração textual desse manual de ensino, a qual consistiu em enfocar os diferentes aspectos constitutivos de seu sentido. Essa análise possibilitou concluir que, nesse manual, encontra-se um conjunto de saberes relativos à literatura infantil considerados necessários para a formação do professor primário, no momento histórico em que foi publicado e utilizado; esses saberes foram sendo gradativamente estruturados de acordo com os programas oficiais de ensino, contribuindo para a constituição da literatura infantil como disciplina dos cursos de formação de professores primários no Brasilpt
dc.description.abstractIn this master dissertation, are presented the results of a research linked to the lines “Children’s and juvenile literature” and “Teacher education”, from the Research Group and Integrated Research Projects “History of Teaching Language and Literature in Brazil” and “Brazilian Bibliography about Teaching Language and Literature in Brazil (2003-2011)” (CNPq), all coordinated by Maria do Rosário Longo Mortatti. In order to contribute for de production of a history of teaching language and literature and to contribute for comprehension the history of teacher education and the history of teaching children’s literature, it is focalized the proposal for the teaching children’s literature presented in Compêndio de literatura infantile: para o 3°. ano normal, by Bárbara Vasconcelos de Carvalho (1915-2008), and published by Companhia Editora Nacional (SP). By means, historical approach, focusing on documentary and bibliographical research, using procedures such as locating, recovering, assembling, selecting and ordering documentary sources, it was elaborated a research guide that contains textual references of Bárbara V. de Carvalho and about her, and it was analyzed the textual configuration of this teaching manual, which was to focus on different aspects that make up its meaning. The results from this analysis have led to comprise that this teaching manual have a set of knowledge related to children’s literature considered necessary to the elementary teacher education, that it was gradually structured according to the official programs of teaching, contributing to the constitution of children’s literature as school subjects on elementary teacher education courses in Brazilen
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)-
dc.format.extent253 f.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectCarvalho, Bárbara Vasconcelos dept
dc.subjectEducação - História - Brasil - 1959pt
dc.subjectLiteratura infanto-juvenil - Estudo e ensinopt
dc.subjectProfessores de ensino de primeiro grau - Formação - Brasilpt
dc.subjectPratica de ensinopt
dc.subjectLiteratura infantil - Estudo e ensinopt
dc.subjectChildren’s literatureen
dc.subjectTeacher Educationen
dc.subjectHistory of Educationen
dc.titleO ensino da literatura infantil em Compêndio de Literatura Infantil: para o 3º ano Normal (1959), de Bárbara Vasconcelos de Carvalhopt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileoliveira_fr_me_mar.pdf-
dc.identifier.aleph000638624-
dc.identifier.capes33004110040P5-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.