You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/96330
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBueno, Sinésio Ferraz [UNESP]-
dc.contributor.authorTommaselli, Guilherme Costa Garcia-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:28:17Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:16:44Z-
dc.date.available2014-06-11T19:28:17Z-
dc.date.available2016-10-25T19:16:44Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationTOMMASELLI, Guilherme Costa Garcia. Formação e semiformação nos escritos educacionais de Theodor Adorno. 2012. 83 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2012.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/96330-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/96330-
dc.description.abstractA presente dissertação tem como objetivo realizar uma investigação sobre os conceitos de formação e semiformação nos escritos educacionais de Theodor Adorno e mais especificamente na coletânea de texto “Educação e emancipação”. O conceito de Halbbildung (semiformação) desenvolvido por Adorno é fundamental para realizar uma análise da educação, sendo, portanto, central em nossa análise. Os textos em que o autor trata da educação são um valioso referencial teórico, visto que representam uma poderosa ferramenta de reflexão crítica dessa sociedade, que, traz em si o germe da barbárie, da semiformação. Para tanto, o caminho escolhido para essa reflexão perpassa a compreensão dos conceitos de Bildung (formação cultural), Halbbildung (semiformação), assim como emancipação, articulando-os ao conceito de educaçãopt
dc.description.abstractThe present work aims to conduct an investigation into the concepts of training and educational semi-formation, in the writings of Theodor Adorno, specifically in the collection Education and Emancipation. The concept of Halbbildung (semi-formation), developed by Adorno, is critical to perform an analysis of education, therefore, central to our analysis. The texts in which the author comes to education are a valuable theory, since they represent a powerful tool for critical reflection about capitalist society, which brings the germ of barbarity, of semi-erudition in itself. For this purpose we have chosen for this reflection pervades the understanding of the concepts of Bildung (cultural background), Halbbildung (semi-formation), as well as emancipation, linking them to the concept of educationen
dc.format.extent83 f.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectAdorno, Theodor - 1903-1969pt
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectEducação - Filosofiapt
dc.titleFormação e semiformação nos escritos educacionais de Theodor Adornopt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filetommaselli_gcg_me_mar.pdf-
dc.identifier.aleph000721992-
dc.identifier.capes33004110040P5-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.