Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/96330
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Bueno, Sinésio Ferraz [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Tommaselli, Guilherme Costa Garcia | - |
dc.date.accessioned | 2014-06-11T19:28:17Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T19:16:44Z | - |
dc.date.available | 2014-06-11T19:28:17Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T19:16:44Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.citation | TOMMASELLI, Guilherme Costa Garcia. Formação e semiformação nos escritos educacionais de Theodor Adorno. 2012. 83 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2012. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/96330 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/96330 | - |
dc.description.abstract | A presente dissertação tem como objetivo realizar uma investigação sobre os conceitos de formação e semiformação nos escritos educacionais de Theodor Adorno e mais especificamente na coletânea de texto “Educação e emancipação”. O conceito de Halbbildung (semiformação) desenvolvido por Adorno é fundamental para realizar uma análise da educação, sendo, portanto, central em nossa análise. Os textos em que o autor trata da educação são um valioso referencial teórico, visto que representam uma poderosa ferramenta de reflexão crítica dessa sociedade, que, traz em si o germe da barbárie, da semiformação. Para tanto, o caminho escolhido para essa reflexão perpassa a compreensão dos conceitos de Bildung (formação cultural), Halbbildung (semiformação), assim como emancipação, articulando-os ao conceito de educação | pt |
dc.description.abstract | The present work aims to conduct an investigation into the concepts of training and educational semi-formation, in the writings of Theodor Adorno, specifically in the collection Education and Emancipation. The concept of Halbbildung (semi-formation), developed by Adorno, is critical to perform an analysis of education, therefore, central to our analysis. The texts in which the author comes to education are a valuable theory, since they represent a powerful tool for critical reflection about capitalist society, which brings the germ of barbarity, of semi-erudition in itself. For this purpose we have chosen for this reflection pervades the understanding of the concepts of Bildung (cultural background), Halbbildung (semi-formation), as well as emancipation, linking them to the concept of education | en |
dc.format.extent | 83 f. | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Adorno, Theodor - 1903-1969 | pt |
dc.subject | Educação | pt |
dc.subject | Educação - Filosofia | pt |
dc.title | Formação e semiformação nos escritos educacionais de Theodor Adorno | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | tommaselli_gcg_me_mar.pdf | - |
dc.identifier.aleph | 000721992 | - |
dc.identifier.capes | 33004110040P5 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.