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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/96337
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dc.contributor.advisorCarvalho, Alonso Bezerra de [UNESP]-
dc.contributor.authorAbrahim, Daniele Salvalagio-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:28:17Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:16:44Z-
dc.date.available2014-06-11T19:28:17Z-
dc.date.available2016-10-25T19:16:44Z-
dc.date.issued2009-04-07-
dc.identifier.citationABRAHIM, Daniele Salvalagio. A relação professor-aluno: uma história de amizade. 2009. 79 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2009.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/96337-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/96337-
dc.description.abstractEste trabalho pretende apresentar um estudo sobre as relações entre professor-aluno a partir do tema da amizade, tendo como foco de análise uma visão histórico-filosófica, visto que é necessário que haja um equilíbrio no ambiente escolar para que o processo ensino-aprendizagem aconteça de maneira satisfatória e harmoniosa. Busca-se conhecer o trajeto histórico das relações professor-aluno, estabelecendo-se alguns princípios institucionais, que tratam dos aspectos constitucionais e legais em geral, no que refere aos direitos do cidadão à educação e aos deveres do Estado em colocá-la a sua disposição. Para tanto, trabalhamos com a questão da indisciplina na escola, considerando-a como fator que cria dificuldades em uma relação harmoniosa entre educadores e educandos. Isso implica em levantar as causas das relações conflitantes e lógico, envolvendo o seu antônimo, pois, também as relações harmoniosas no ambiente escolar é o equilíbrio. Diante das causas é possível, pelo menos teoricamente evidenciar a possibilidade de solução dos problemas. A iniciativa de resolver estes problemas cabe aos professores, à administração e ao corpo técnico da escola, em um envolvimento da comunidade escolar, que chega até os familiares dos alunos, pois muitas vezes os atritos que dificultam as relações entre docentes e discentes, têm origem no grupo social familiar e sua extensão na sociedade. O fato de se ter uma visão, na prática, que aponta para a realidade conflitante tanto da parte dos professores como da parte dos alunos, faz com que se busque em estudos bibliográficos, conhecimentos que possam ser somados à prática pedagógica cotidiana, para que se possa corrigir rumos e aproveitar melhor esta prática para alcançar os resultados desejados no âmbito do processo de aprendizagem, que é o fim primeiro da educação. Por fim, analisa-se a amizade, como...pt
dc.description.abstractThis work intends to present a teacher and student relationship study starting from the theme friendship, having as analysis focus on the historical and philosophical vision, seen that it is necessary to have a balance at the scholar environment in order to provide a teaching and apprenticeship process in a satisfatory and harmonious way. It is searched the historic trace of the teacher and student relation, starting some institutional principles, which treats the constitutional and legal aspects in general, which is refered to the citizen rights of education and Union duties on ofering them. So, we worked with the indiscipline questions in school, considering it as the factor that creates difficulties in an harmonious relation between teachers and students. This implies on bring up the causes for disagreeable relations and of course, involving its contraries, because the harmonious relations at the scholar environment are also the balance. Facing the causes it is possible, at least theoricaly evidenciates the possibilities solutions for the problems. The iniciative for solving these problems are up to the teachers, administration and technical members of the school, in a comunitary involvement, which reaches the students families, because most of the times the attrites that turns it difficult the relations, has its origin at the social and familiar group and its extensions on society. The fact of having a vision on the practice, which points to the conflictant reality as far as part of the teachers as the students, it makes which bibliographical studies been researched, knowledge that could be additioned to the daily pedegogical practices, making it possible to correct the ways and take better advantage of this practice to reach the aimed results at the apprenticeship process, that is the main reason of education. Finally it is analysed the friendship, as reference of bilateral afetivity... Complete abstract click electronic access below)en
dc.format.extent79 f.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectAfetividadept
dc.subjectProfessores e alunospt
dc.subjectAmizadept
dc.subjectRelation teacher-studenten
dc.subjectFriendshipen
dc.subjectAfetivityen
dc.subjectIndisciplineen
dc.subjectClassroomen
dc.titleA relação professor-aluno: uma história de amizadept
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileabrahim_ds_me_mar.pdf-
dc.identifier.aleph000598205-
dc.identifier.capes33004110040P5-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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