Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/96352
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Brabo, Tânia Suely Antonelli Marcelino [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Oriani, Valéria Pall | - |
dc.date.accessioned | 2014-06-11T19:28:17Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T19:16:46Z | - |
dc.date.available | 2014-06-11T19:28:17Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T19:16:46Z | - |
dc.date.issued | 2011-01-13 | - |
dc.identifier.citation | ORIANI, Valéria Pall. Direitos humanos e gênero na educação infantil: concepções e práticas pedagógicas. 2011. 157 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2011. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/96352 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/96352 | - |
dc.description.abstract | Nesta dissertação, apresentam-se resultados de pesquisa de Mestrado em Educação (Bolsa CNPq – abril de 2009 a janeiro de 2011) que teve como objetivo geral verificar as concepções e as práticas pedagógicas de uma professora e de um professor a respeito de direitos humanos, cidadania e gênero em uma escola de Educação Infantil Municipal. Mediante pesquisa qualitativa, desenvolvida por meio de pesquisas bibliográfica e de campo, observaram-se as práticas pedagógicas do professor e da professora e, ao final, realizaram-se entrevistas com o professor, a professora, a diretora, a coordenadora pedagógica e uma atendente de uma escola de Educação Infantil Municipal de Padre Nóbrega, Distrito da cidade de Marília/SP. A Educação Infantil por ser responsável pelos primeiros contatos da criança com um grupo diferente do familiar representa um espaço para a compreensão da coletividade e da importância de pertencimento, aspectos que se referem à cidadania, além disso, essas interações sociais também incidem na construção da identidade de gênero da criança. Educar em direitos humanos, nesse sentido, representa a possibilidade de atuar na compreensão de que essa convivência significa os primeiros passos para a construção de uma sociedade democrática, além de proporcionar a reflexão de que as diferenças existentes entre homens e mulheres não podem ser consideradas justificativas para desigualdades. As desigualdades em questão podem ser reconhecidas na própria composição do corpo docente da Educação Infantil em que a maioria é de mulheres devido à associação da mulher à figura materna e, portanto, aos cuidados, aos baixos salários e à desqualificação profissional, aspectos que se justificam pelos estereótipos que delimitam o que é próprio para mulheres e homens. Observou-se... | pt |
dc.description.abstract | In this thesis, we present research results of Master of Education (Grant CNPq - April 2009 to January 2011), which aimed to verify the concepts and teaching practices of a men teacher and a woman teacher regarding human rights , citizenship and gender in an early childhood education center hall. Through qualitative research developed through research literature and field, we observed the teaching practices of the men teacher and the woman teacher and, in the final, held interviews with the men teacher, the woman teacher, the principal, the school coordinator and an attendant an early childhood education center Municipal Padre Nobrega, District of the city of Marília-SP. Preschool education for being responsible for the child's first contact with a different group of family represents a space for understanding the importance of community and belonging, something that refers to citizenship, in addition, these social interactions also affect the construction of identity gender of the child. Educating in human rights, in this sense represents the ability to act on the understanding that this coexistence means the first steps towards building a democratic society, and provide a reflection of the differences between men and women can not be considered justification for inequalities. The inequalities in question can be recognized in the composition faculty of early childhood education where the majority of women is due to association of women for their mothers and thus to care, low wages and lack of professional qualification, all of wich are justified by the stereotypes that delimit what is proper for women and men. It was noted that although this school has a men teacher on its faculty a fact that could allow the discussion about the stereotypes that elect a woman as an ideal to work in early childhood education, school organizations... (Complete abstract click electronic access below) | en |
dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) | - |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
dc.format.extent | 157 f. | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Direitos humanos | pt |
dc.subject | Educação de crianças | pt |
dc.subject | Human rights | en |
dc.title | Direitos humanos e gênero na educação infantil: concepções e práticas pedagógicas | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | oriani_vp_me_mar.pdf | - |
dc.identifier.aleph | 000651005 | - |
dc.identifier.capes | 33004110040P5 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.