You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/96367
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBrandão, Carlos da Fonseca [UNESP]-
dc.contributor.authorBigeli, Maria Cristina Floriano-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:28:18Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:16:48Z-
dc.date.available2014-06-11T19:28:18Z-
dc.date.available2016-10-25T19:16:48Z-
dc.date.issued2013-02-19-
dc.identifier.citationBIGELI, Maria Cristina Floriano. O projeto “Sonhando juntos por um mundo unido” nas escolas públicas do município de Assis (SP): educação para a paz e/ou ensino religioso?. 2013. 119 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2013.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/96367-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/96367-
dc.description.abstractO projeto “Sonhando Juntos por um Mundo Unido”, proposto e organizado pela Pastoral da Educação da Diocese de Assis, em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação de Assis e com a Diretoria de Ensino: Região de Assis, está disponível desde 2007 para ser utilizado pelas escolas públicas do município e região. A presente dissertação teve início a partir do questionamento de se tal projeto seria um trabalho de Educação para a Paz e/ou de Ensino Religioso, já que em sua introdução os proponentes declaram que seguem a perspectiva da Educação para a Paz, mas, foi nos apresentado pela Secretaria Municipal de Educação do município como a substituição da disciplina de Ensino Religioso. Para chegarmos às respostas, fizemos uma análise descritiva buscando, a princípio, compreender se nosso objeto de pesquisa seria ou não um projeto de trabalho de acordo com as concepções de Fernando Hernández e Cacilda Lages Oliveira. Nesta análise, constatamos que o projeto “Sonhando Juntos por um Mundo Unido” pode ser considerado um “quasi-projeto” de trabalho, pois, possui características de um projeto, porém, não respeita algumas das recomendações que o caracterizariam especificamente como tal. Feito isso, fizemos a Análise do Discurso tendo como corpus o conteúdo do projeto, buscando elementos característicos da Educação para a Paz e do Ensino Religioso – mais precisamente de religião – a fim de obtermos respostas ao nosso questionamento principal. Dessa forma, encontramos elementos de ambas as áreas, o que nos fez concluir que os proponentes do nosso objeto de pesquisa planejaram o projeto com perspectivas da Educação para a Paz e também com perspectivas religiosas, porém, quanto a este conteúdo, concluímos que a perspectiva de Ensino Religioso não é laica, uma vez que há a priorização da religião católica e a participação de outros movimentos religioso é ignoradopt
dc.description.abstractThe project “Sonhando Juntos por um Mundo Unido” (“Dreaming Together for a United World”), proposed and organized by the Pastoral Work of Education of the Diocese of Assis, together with the Municipal Secretary of Education of Assis and the Board of Education: Assis and Region, has been available since 2007 to be used by the public schools of the city and region. This dissertation started from the question whether that project would be a work of Education for Peace or/and a work of Religious Education, since the proposers of the project declare in its introduction that they follow the perspective of Education for Peace, but the Municipal Secretary of Education of Assis presented us the project as a substitute for Religious Education. In order to find answers, we carried out a descriptive analysis aiming, at first, to understand whether our research object would or would not be a work project according to the conceptions by Fernando Hernández and Cacilda Langes Oliveira. In this analysis, we found that the project “Dreaming Together for a United World” can be considered as “quasi-projeto” (almost-project, in our translation) of work, because it has characteristics of a work project, but it does not respect some of the recommendations which would specifically characterize it as such. After that, we conducted a Discourse Analysis, having the project content as corpus, searching for Education for Peace and Religious Education characteristic elements so as to obtain the answers to our main question. Thereby, we found elements of both areas, which made us conclude that the proposers of our research object planned the project with the perspectives of Education for Peace and religious perspectives. However, regarding this content, we concluded that the perspective of Religious Education is not secular, once there is prioritization of the catholic religion and the participation of other religious movemonts is ignoreden
dc.format.extent119 f.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectEnsino religiosopt
dc.subjectLeigos (Religião)pt
dc.subjectCurriculospt
dc.subjectEducação - Assis (SP)pt
dc.titleO projeto “Sonhando juntos por um mundo unido” nas escolas públicas do município de Assis (SP): educação para a paz e/ou ensino religioso?pt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filebigeli_mcf_me_mar.pdf-
dc.identifier.aleph000719236-
dc.identifier.capes33004110040P5-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.