You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/96388
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAlmeida, Ana Maria Freire da Palma Marques de [UNESP]-
dc.contributor.authorSouza, Sonia Maria Valsecchi Ribeiro de-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:28:18Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:16:51Z-
dc.date.available2014-06-11T19:28:18Z-
dc.date.available2016-10-25T19:16:51Z-
dc.date.issued2007-03-28-
dc.identifier.citationSOUZA, Sonia Maria Valsecchi Ribeiro de. Um estudo sobre a avaliação institucional em uma escola técnica estadual paulista. 2007. 120 f. +. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2007.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/96388-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/96388-
dc.description.abstractO presente estudo aborda o tema relacionado à Avaliação Institucional implantada na Escola Técnica Paulo Guerreiro Franco, que é uma das escolas técnicas vinculadas ao Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - CEETEPS, órgão responsável pela rede de escolas técnicas do Estado de São Paulo. A temática escolhida ainda não é assunto plenamente incorporado pelas instituições de maneira geral e nem mesmo pelas escolas técnicas, porém tem ganho enorme centralidade nas discussões e publicações atuais, refletindo o interesse e destaque deste tema para as reformas e políticas públicas em educação, principalmente após a reformulação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB de 20 de dezembro de 1996. A pesquisa apresenta-se como uma contribuição para o aperfeiçoamento dos conhecimentos a respeito da Avaliação Institucional em Centros de Educação Tecnológica, tendo como objetivo principal identificar, especificamente na Escola Técnica Paulo Guerreiro Franco de Vera Cruz SP, as percepções que cada segmento da comunidade escolar tem a respeito dessa avaliação que foi implantada na escola desde o ano de 1999 e quais os seus reflexos no cotidiano escolar e melhoria da qualidade do ensino. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa com o auxílio de instrumentos para obtenção de dados quantitativos da unidade escolar pesquisada. Constou também de análise dos dados e observações do cotidiano como forma de estudo, para aprofundamento de conhecimentos e posicionamentos em relação ao processo de avaliação. A análise dos dados foi elaborada a partir dos indicadores obtidos pela realização de entrevistas semiestruturadas, com representantes de todos os segmentos da unidade escolar, desde os integrantes da parte pedagógica (alunos, professores, coordenadores,) como os da parte administrativa.pt
dc.description.abstractThe present study approaches the theme related to the Institutional Valuation introduced on Escola Técnica Paulo Guerreiro Franco, that is one of the technical schools linked to Centro Estadual de Educação Tecnológica Paulo Souza , responsible organ for the Techinical schools from Sao Paulo State.The chosen subject is not still a completely incorporated theme by all institutions and even by technical schools, but it have won a lot of centralization on actual discussions and publications, reflecting the interest and the emphasizes of this theme to some reforms and public policies on education, mostly after the Educational Directives and Basis Law reformulation LBD from December, 20th 1996. The research comes like a contribution to the improvement of knowledge about Institutional Valuation in Technological Education centers that have as main objective identify, mostly on Escola Tecnológica Paulo Gurerreiro Franco in Vera Cruz SP, the perceptions that each statement of school community have related with this valuation which was implanted since 1999 and its reflexes at the school daily and the improvement of teaching quality.The used methodology was a quality research with some instrument s assistance to the procurement of quantity in researched school unity. This also consists on some analysis of datas and observations in daily routine as a study way in school unity to knowledge and positions related to the valuation process. The data analysis was elaborated from indicators acquired through the realization of half-structured interviews with representants of all unity school section, not only the pedagogical part (students, teachers, coordinators) but also the administration one.en
dc.format.extent120 f. + 1 cd-rom-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectBrasil Ensino técnicopt
dc.subjectEscolas técnicas - Qualidade de ensinopt
dc.subjectInstitutional valuationen
dc.subjectSchool techniqueen
dc.titleUm estudo sobre a avaliação institucional em uma escola técnica estadual paulistapt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filesouza_smvr_me_mar.pdf-
dc.identifier.aleph000504538-
dc.identifier.capes33004110040P5-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.