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http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/96391
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Pagni, Pedro Ângelo [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Silva, Marcos Roberto Leite da | - |
dc.date.accessioned | 2014-06-11T19:28:18Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T19:16:51Z | - |
dc.date.available | 2014-06-11T19:28:18Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T19:16:51Z | - |
dc.date.issued | 2004-09-28 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Marcos Roberto Leite da. Neotomismo e educação em Leonardo Van Acker: uma aproximação entre católicos e escolanovistas nos anos 30. 2004. 95 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2004. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/96391 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/96391 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho problematiza o papel atribuído pela tendência marxista em Filosofia da Educação no Brasil ao pensamento educacional neotomista. Utilizando-se da hermenêutica de Gadamer, realiza-se movimento de aproximação e distanciamento das principais idéias educacionais católicas disseminadas por periódicos nos anos trinta. Procura-se distinguir um pensador, Leonardo Van Acker, como um teórico que tenta dialogar criticamente com o mundo e o pensamento modernos; demonstra-se como, neste diálogo, aproxima-se do pensamento pragmático de Dewey. Ao final, discute-se o elemento de criticidade presente no pensamento de Van Acker, para tanto, realiza-se um contraponto com o pensamento crítico de Horkheimer. | pt |
dc.description.abstract | This essay inquires about how the marxist tendency in Philosophy of Education in Brazil understand de neotomist educational thinking. With the Gadamer's hermeneutic, it realizes a movement of aproximation and distancing of mean catolic educational thinking publiched in papers and magazines on the therties. Leonardo Van Acker is detached as a thinker who tries to dialogue criticaly about the modern world and modern thinking. At this dialogue, his ideas is next to the Dewey pragmatic thinking. As conclusion, it inquires about the critical elements presentes in Van Acker and compares him with the Horkheimer critical thinking. | en |
dc.format.extent | 95 f. | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Van Acker, Leonardo, 1896- | pt |
dc.subject | Pragmatismo | pt |
dc.subject | Educação - Filosofia - Brasil | pt |
dc.subject | Neo-escolastica | pt |
dc.subject | Neotomismo | pt |
dc.subject | Educacional Philosophy in Brazil | en |
dc.subject | Neotomism and Education | en |
dc.subject | Leonardo Van Acker | en |
dc.subject | Pragmatism and Education | en |
dc.subject | Brazilian Educational Thinking | en |
dc.title | Neotomismo e educação em Leonardo Van Acker: uma aproximação entre católicos e escolanovistas nos anos 30 | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | silva_mrl_me_mar.pdf | - |
dc.identifier.aleph | 000226331 | - |
dc.identifier.capes | 33004110040P5 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
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