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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/96391
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dc.contributor.advisorPagni, Pedro Ângelo [UNESP]-
dc.contributor.authorSilva, Marcos Roberto Leite da-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:28:18Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:16:51Z-
dc.date.available2014-06-11T19:28:18Z-
dc.date.available2016-10-25T19:16:51Z-
dc.date.issued2004-09-28-
dc.identifier.citationSILVA, Marcos Roberto Leite da. Neotomismo e educação em Leonardo Van Acker: uma aproximação entre católicos e escolanovistas nos anos 30. 2004. 95 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2004.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/96391-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/96391-
dc.description.abstractO presente trabalho problematiza o papel atribuído pela tendência marxista em Filosofia da Educação no Brasil ao pensamento educacional neotomista. Utilizando-se da hermenêutica de Gadamer, realiza-se movimento de aproximação e distanciamento das principais idéias educacionais católicas disseminadas por periódicos nos anos trinta. Procura-se distinguir um pensador, Leonardo Van Acker, como um teórico que tenta dialogar criticamente com o mundo e o pensamento modernos; demonstra-se como, neste diálogo, aproxima-se do pensamento pragmático de Dewey. Ao final, discute-se o elemento de criticidade presente no pensamento de Van Acker, para tanto, realiza-se um contraponto com o pensamento crítico de Horkheimer.pt
dc.description.abstractThis essay inquires about how the marxist tendency in Philosophy of Education in Brazil understand de neotomist educational thinking. With the Gadamer's hermeneutic, it realizes a movement of aproximation and distancing of mean catolic educational thinking publiched in papers and magazines on the therties. Leonardo Van Acker is detached as a thinker who tries to dialogue criticaly about the modern world and modern thinking. At this dialogue, his ideas is next to the Dewey pragmatic thinking. As conclusion, it inquires about the critical elements presentes in Van Acker and compares him with the Horkheimer critical thinking.en
dc.format.extent95 f.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectVan Acker, Leonardo, 1896-pt
dc.subjectPragmatismopt
dc.subjectEducação - Filosofia - Brasilpt
dc.subjectNeo-escolasticapt
dc.subjectNeotomismopt
dc.subjectEducacional Philosophy in Brazilen
dc.subjectNeotomism and Educationen
dc.subjectLeonardo Van Ackeren
dc.subjectPragmatism and Educationen
dc.subjectBrazilian Educational Thinkingen
dc.titleNeotomismo e educação em Leonardo Van Acker: uma aproximação entre católicos e escolanovistas nos anos 30pt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filesilva_mrl_me_mar.pdf-
dc.identifier.aleph000226331-
dc.identifier.capes33004110040P5-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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