You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/96470
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorLima, Cláudia Maria de [UNESP]-
dc.contributor.authorCavazzana, Aírton-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:28:20Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:17:02Z-
dc.date.available2014-06-11T19:28:20Z-
dc.date.available2016-10-25T19:17:02Z-
dc.date.issued2010-12-06-
dc.identifier.citationCAVAZZANA, Aírton. O processo de avaliação formativa em ambiente virtual de aprendizagem: um estudo exploratório com professores e alunos de um Centro Universitário do oeste do estado de São Paulo. 2010. 140 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade Ciências e Tecnologia, 2010.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/96470-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/96470-
dc.description.abstractEsta pesquisa insere-se no contexto da linha de pesquisa “Práticas e Processos Formativos em Educação” e procura compreender se o uso de ambiente virtual de aprendizagem contribui para alterar a forma como os professores avaliam seus alunos, considerando as potencialidades e os recursos disponibilizados no ambiente. Tem por objetivo identificar e analisar as concepções dos docentes sobre as práticas avaliativas presentes no uso de ambiente virtual de aprendizagem (AVA) e investigar como os alunos percebem a contribuição do AVA na sua (deles) formação, especificamente a avaliação realizada no ambiente, no processo de ensino e aprendizagem, em cursos de um Centro Universitário do oeste do estado de São Paulo. A pesquisa foi desenvolvida em uma Instituição de Ensino Superior (IES) privada no oeste do estado de São Paulo que contempla, em seu projeto pedagógico institucional, a possibilidade de utilização de instrumentos característicos da educação a distância (EaD), especificamente o uso de AVA para apoiar, de forma suplementar, o ensino presencial. Utiliza-se de metodologia de natureza qualitativa com delineamento de estudo exploratório. Foram sujeitos da pesquisa professores e alunos da IES privada. Utilizou-se como procedimentos metodológicos de entrevista com os professores a fim de identificar e analisar as concepções do grupo de docentes dos cursos da instituição pesquisada sobre avaliação da aprendizagem em (AVA) e as concepções desse mesmo grupo sobre as práticas avaliativas; além disso, utilizou-se de questionários com os alunos para investigar como eles percebem a contribuição do AVA na sua formação...pt
dc.description.abstractThis work introduces in the context of the line of research “Practical and Formative Processes in Education” and it looks for to understand if the virtual learning environment contributes to modify the form as the teachers evaluate their students, considering the potentialities and the resources available in the environment. It has as objective to identify and to analyze the conceptions of the teachers on practical tests using the virtual learning environment and to investigate as the students can feel or understand the contribution of this program on their education, specifically the evaluation when happens in the environment, on the process of education and learning, in courses of a university center of the west of the state of Sao Paulo. The research was developed in a private institution of superior education in the west of the state of Sao Paulo that it contemplates in its institutional pedagogical project, the possibility of using typical instruments of distance learning, specifically the use of the virtual learning environment to support, of additional form, the actual education. The methodology is qualitative with delineation of investigative study. They consist as citizens of the research teachers and students of the institution. It was used as instrument of data collection, interview with the teachers to identify and to analyze the conceptions of the group of professors of the courses of the institution searched about the evaluation of the learning in virtual learning environment and the conceptions of this group on the practical tests; it was used questionnaires with the students to investigate as they perceive the contribution of the virtual learning environment on their academic life... (Complete abstract click electronic access below)en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
dc.format.extent140 f. : il.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectAmbientes virtuais compartilhadospt
dc.subjectEnsino a distânciapt
dc.subjectLearning evaluationen
dc.subjectVirtual learning environmenten
dc.subjectDistance learningen
dc.titleO processo de avaliação formativa em ambiente virtual de aprendizagem: um estudo exploratório com professores e alunos de um Centro Universitário do oeste do estado de São Paulopt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filecavazzana_a_me_prud.pdf-
dc.identifier.aleph000634808-
dc.identifier.capes33004129044P6-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.