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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/96693
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dc.contributor.advisorSilveira, Márcio Rogério [UNESP]-
dc.contributor.authorFelipe Júnior, Nelson Fernandes-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:28:25Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:17:31Z-
dc.date.available2014-06-11T19:28:25Z-
dc.date.available2016-10-25T19:17:31Z-
dc.date.issued2008-11-03-
dc.identifier.citationFELIPE JÚNIOR, Nelson Fernandes. A hidrovia Tietê-Paraná e a intermodalidade no Estado de São Paulo. 2008. 288 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2008.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/96693-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/96693-
dc.description.abstractA mundialização do capital se caracteriza pela existência de espaços relativos, que são decorrentes da própria lógica do sistema capitalista. Partindo dessa premissa, é notório que o crescimento da produção da natureza, das paisagens materiais e dos meios de produção conduz ao aumento progressivo da divisão do trabalho e das contradições sociais, diante de uma dialética intrínseca aos diferentes espaços geográficos. A acumulação de capitais no início do século XXI se baseia em processos de re-ordenamentos, como os de caráter técnicocientífico- informacional e público-privado, resultando num desenvolvimento desigual entre os diferentes territórios, sendo que as ações, articulações e investimentos do capital privado são fatores que possibilitam a existência desses antagonismos. A Hidrovia Tietê-Paraná e os portos interiores de Pederneiras-SP, Anhembi-SP e Santa Maria da Serra-SP representam a utilização da intermodalidade visando a otimização do transporte de mercadorias, a integração de diferentes territórios e a intensificação das interações espaciais e econômicas.pt
dc.description.abstractThe mundialization of capital is characterized by the existence of relative spaces resulted from the logic of the capitalistic system. Thus, it’s notorious that the growth of nature production, material landscapes and productive forces lead to a progressive increase of the work division and social antagonisms, in front of a dialectic common to different geographic spaces. The capital accumulation in the beginning of the 21st century is based on the reorganization of technical, scientific, informative and public private proceedings, resulting in an unequal development among the different territories. The actions, articulations and investments on private capital are factors that enable the existence of these contradictions. The Tietê-Paraná Waterway and the inside ports of Pederneiras-SP, Anhembi-SP e Santa Maria da Serra-SP represents the use of the intermodality aiming the improvement on merchandises transportation, the integration of different territories and intensification of spatial and economical interactions.en
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)-
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
dc.format.extent288 f. : il. + mapas-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectGeografiapt
dc.subjectHidroviaspt
dc.subjectLogísticapt
dc.subjectCargaspt
dc.subjectIntermodalidadept
dc.subjectInfra-estruturaspt
dc.subjectHidrovia - Tietê-Paranápt
dc.subjectTietê-Paraná Waterwayen
dc.subjectLoadsen
dc.subjectIntermodalityen
dc.subjectSubstructureen
dc.subjectLogisticen
dc.titleA hidrovia Tietê-Paraná e a intermodalidade no Estado de São Paulopt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filefelipejunior_nf_me_prud.pdf-
dc.identifier.aleph000572289-
dc.identifier.capes33004129042P3-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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