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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/97062
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dc.contributor.advisorFilho, João Zangrandi [UNESP]-
dc.contributor.authorBruno, Everaldo Pinheiro-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:28:34Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:18:18Z-
dc.date.available2014-06-11T19:28:34Z-
dc.date.available2016-10-25T19:18:18Z-
dc.date.issued2008-12-12-
dc.identifier.citationBRUNO, Everaldo Pinheiro. Projeto de um motor 4 tempos a gasolina monocilíndrico: calculo termodinâmico, desenho, usinagem e montagem da parte alternativa. 2008. 108 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, 2008.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/97062-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/97062-
dc.description.abstractO motor de combustão interna é uma máquina existente há mais de um século, sendo muito utilizado em aplicações industriais e de transporte. Uma pesquisa para se obter informações dessa máquina revelou que existe bastante literatura especializada sobre o assunto. Foi desenvolvido o cálculo termodinâmico a partir dos dados do projeto, com a finalidade de se obter o diâmetro do pistão e o seu curso. Este trabalho desenvolve procedimentos para o projeto do motor monocilíndrico, seguindo uma metodologia para se obter o desenho de conjunto, os detalhes, ajustes e tolerância. Em seguida foi realizado um estudo para implementar as etapas de usinagem das peças utilizando máquinas convencionais e de controle numérico. Finalmente, realizou-se a montagem dos subconjuntos obtendo-se enfim a parte alternativa do motor.pt
dc.description.abstractThe internal combustion engine exists since a century ago; its main application is in the industry and in the mobile machines in general. A research to obtain information about this kind of machine revealed a rich specialized literature. It was developed the thermodynamic calculation starting from the data related to this work, in order to obtain the piston diameter and its stroke. This work still develops procedures related to mechanical design of the alternating parts of a one cylinder engine and its support such as the block, the crankcase and the cylinder. The assembly drawing and the detailed drawing of each part were also attained. A study to implement the various phases of machining of parts making use of conventional and numerically controlled machines was also developed. Finally, the parts were assembled and the alternative group get running.en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
dc.format.extent108 f. : il.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectMotores a gasolinapt
dc.subjectTermodinamicapt
dc.subjectUsinagempt
dc.subjectThermodynamicen
dc.titleProjeto de um motor 4 tempos a gasolina monocilíndrico: calculo termodinâmico, desenho, usinagem e montagem da parte alternativapt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filebruno_ep_me_guara.pdf-
dc.identifier.aleph000588466-
dc.identifier.capes33004080027P6-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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