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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/97132
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dc.contributor.advisorTomazini, José Elias [UNESP]-
dc.contributor.authorAkiyama, Milton Koiti-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:28:35Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:18:27Z-
dc.date.available2014-06-11T19:28:35Z-
dc.date.available2016-10-25T19:18:27Z-
dc.date.issued2005-01-
dc.identifier.citationAKIYAMA, Milton Koiti. Suspensões de veículos - Um estudo de caso. 2005. 66 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, 2005.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/97132-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/97132-
dc.description.abstractNeste trabalho é feito um estudo de comportamento dinâmico de um veículo pequeno com suspensão passiva trafegando em pista com ondulações regulares, e análise da estabilidade. O veículo é modelado considerando-o como um sistema multicorpo rígido, com sete graus de liberdade, utilizando-se o método de Kane. As equações do movimento são definidas sobre uma listagem de programa preparada segundo o programa AUTOLEV, o qual emite um programa em linguagem FORTRAN para as simulações. Foi necessário obter-se diretamente do veículo dados característicos como: centros de gravidade, coeficientes de rigidez dos pneus e das molas, e coeficientes de amortecimento para a realização das simulações. Além disso, foram definidos dois tipos de rugosidade, quatro velocidades, duas seqüências de rugosidade, sendo uma com cinco ondas e outra com vinte ondas, bem como a consideração do veículo com um ocupante e cinco ocupantes. Com os resultados do processamento dos dados, foram traçados gráficos e realizadas análises dos efeitos das rugosidades sobre a dinâmica do veículo, conclusões e apresentações de sugestões.pt
dc.description.abstractIn this paper we study the dynamic behaviour of a small vehicle provided with passive suspension, riding on regularly rugged roads, and stability analysis. The vehicle is modelled considering as a rigid multibody system, with seven degrees of freedom, applying the Kaneþs method. Motion equations are defined on a program list according to the AUTOLEV software, which gives a FORTRAN language program for simulations. It was necessary to obtain directly from the vehicle, characteristic datas as centres of gravity, tires and springs stiffnesses, damper characteristics. In addition, it was defined two road roughnesses, four riding speeds, two sequences of roughness, one with five and other with twenty waves, as well as the consideration of vehicle with one and five occupants. With the results of processing, graphics were plotted, and analysis realized about roughness effects on vehicle dynamics and presentations of suggestions.en
dc.description.sponsorshipUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.format.extent66 f. : il.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectVeiculospt
dc.subjectVehicleen
dc.subjectPassive suspensionen
dc.titleSuspensões de veículos - Um estudo de casopt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileakiyama_mk_me_guara.pdf-
dc.identifier.aleph000288916-
dc.identifier.capes33004080027P6-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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