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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/97440
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dc.contributor.advisorCavalcante, Maria Regina [UNESP]-
dc.contributor.authorSantos, Rosangela Monteiro dos-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:28:59Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:19:07Z-
dc.date.available2014-06-11T19:28:59Z-
dc.date.available2016-10-25T19:19:07Z-
dc.date.issued2011-02-28-
dc.identifier.citationSANTOS, Rosangela Monteiro dos. Treino de correspondência: efeitos sobre a postura sentada em escolares. 2011. 157 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2011.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/97440-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/97440-
dc.description.abstractA postura sentada promovo diversas alterações nas estruturas músculo-esquelética, na circulação dos membros inferiores e no conforto dos membros superiores. Tais alterações produzem consequencias no processo de ensino-aprendizagem no âmbito escolar. Esta pesquisa buscou investigar os efeitos do procedimento de Reforço de Verbalização (RV) e Treino de Correspondência (TC) sobre a postura sentada em escolares e sobre seus relatos acerca dos posicionamentos dos pés, coluna lombar, coluna cervical e antebraços em três sequencias (Dizer-Fazer, Fazer-Dizer e Dizer-Fazer-Dizer). Participaram do estudo 9 alunos do 4º ano do ensino fundamental de uma escola pública do estado de São Paulo, com alturas semelhantes, que foram divididos em três grupos: Dizer-Fazer, (DF), Fazer-Dizer, (FD) e Dizer-Fazer-Dizer (DFD) com três alunos em cada grupo. O procedimento experimental compreendeu 4 condições experimentais: Linha de Base 1, Reforço de Verbalização (as respostas verbais corretas emitidas pelos participantes eram consequenciadas positivamente pela pesquisadora), Treino de Correspondência (a emissão das respostas verbais e dos posicionamentos corretos dos participantes eram consequenciados positivamente) e Linha de Base 2. Para verificar a correspondência entre o comportamento verbal e o não-verbal foi analisada a frequencia das respostas verbais corretas apresentadas pelos alunos em relação aos registros dos posicionamentos apresentados em relação a cada segmento corporal selecionado. Durante a Fase RV a frequencia da verbalização correta aumentou para todos os participantes dos três grupos, e os posicionamentos dos segmentos corporais pés e coluna lombar aumentaram para os participantes dos grupos DF e FD.pt
dc.description.abstractThe sitting posture promotes several changes in the musculoskeletal structures, the movement of the lower limbs and in the comfort of the upper limbs. These effects have consequences in the teaching and learning in schools. This research investigates the effects of the procedure Boost Verbosity (VR) training and correspondence (TC) on sitting posture in children and about his statement regarding the positions of the feet, spine, cervical spine and forearm in three sequences (say-Do, Do-say and Do-Say-Say). Study participants were nine students in the 4th grade of elementary education at a public school in the state of Sao Paulo, with similar heights, which were divided into three groups: Say-Do, (DF), Do-Tell (FD) and Say-Do-Telling (DFD) with three students in each group. The experimental prodedure consisted of four experimental conditions: baseline 1, Strengthening of verbalization (the correct verbal responses issued by the participants were positive consequences for the researcher), Correspondence Training (the emission of verbal responses and the correct positioning of the participants were positive consequences) and Baseline 2. To verify the correspondence between the verbal and nonverbal analyzed the frequency of correct verbal responses made by students in relation to records of the positions presented in relation to each body segment selected. During Phase RV verbalization correct frequency increased for all three groups of participants, and positions of body segments, Iegs and lumbar spine increased for participants in the FD groups. In Phase CT correct verbalization was maintained by all participants of all groups and increased the correct position all body segments and hence the correspondence between the verbal and nonverbal behavior. In LB2 correct verbalization was maintained in all groups and there was a small decrease in matching segments of the cervical spine for all groups and for groups of forearms and DF DFD.en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
dc.format.extent157 f. : il.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectPostura humanapt
dc.subjectComportamento verbalpt
dc.subjectSitting postureen
dc.titleTreino de correspondência: efeitos sobre a postura sentada em escolarespt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filesantos_rm_me_bauru.pdf-
dc.identifier.aleph000640230-
dc.identifier.capes33004056085P0-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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