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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/97457
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dc.contributor.advisorLeite, Lúcia Pereira [UNESP]-
dc.contributor.authorMennocchi, Lauren Mariana-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:28:59Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:19:09Z-
dc.date.available2014-06-11T19:28:59Z-
dc.date.available2016-10-25T19:19:09Z-
dc.date.issued2009-03-10-
dc.identifier.citationMENNOCCHI, Lauren Mariana. Representações sociais de professores e alunos sobre envelhecimento humano e educação em um programa de Universidade Aberta à Terceira Idade. 2009. 180 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências de Bauru, 2009.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/97457-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/97457-
dc.description.abstractO rápido aumento da população de idosos no mundo, nas últimas décadas, tem sido resultado e ao mesmo tempo estímulo para a produção de conhecimento e oferta de serviços a esse novo contingente populacional. Dentre os diversos programas direcionados às pessoas idosas, surgem na década de 70, as chamadas Universidades Abertas da Terceira Idade, enquanto serviços alternativos aqueles até então existentes de caráter essencialmente assistencialista. O objetivo principal dos programas dessa natureza é criar condições para que os idosos se apropriem de conhecimentos e se construam enquanto sujeitos. Tendo em vista a potencialidade de propostas como estas, e partindo dos pressupostos da Teoria das Representações Sociais e das características normativas dos discursos científicos voltados à discussão das questões do envelhecimento humano, este trabalho se propõe a analisar as representações sociais de alunos e professores em um programa de Universidade Aberta à Terceira Idade a respeito da velhice e de questões relativas à aprendizagem nessa fase da vida. Os resultados indicaram, de modo geral, que as representações dos professores sobre a pessoa idosa, velhice e aprendizagem nessa fase da vida foram mais positivas que as representações dos próprios alunos do programa. Na questão da aprendizagem, os idosos também parecem ter indicado mais claramente suas dificuldades que os professores, além da necessidade de modificações em alguns aspectos didáticos das atividades oferecidas pelo programa. Os professores, pela visão mais otimista da velhice indicaram menos dificuldades que os alunos no processo de aprendizagem e, por consequência, necessidades menores de modificações no ensino ou desenvolvimento das atividades. Tais resultados podem indicar que os professores, em sua maioria, jovens universitários, concebem de forma positiva e até gratificante...pt
dc.description.abstractThe rapid increase in population of elderly people in the world, in recent decades, has been a result and incentive for production of knowledge and provision of services to this new population quota. Among the many programs targeted to elderly people, arise in the 70s, the Open Universities of the Third Age, while alternative services for those hitherto existing essentially supporting character. The main objective this programs is to create conditions for the elderly to make ownership of knowledge and is built as a subject. In view of the potential of such proposals, and on the assumptions of the Theory of Social Representations and normative characteristics of speeches focused on the scientific discussion of issues of human aging, this study is to analyze the social representations of students and teachers in a Open University Program for the Elderly about old age and issues relating to the learning at that stage of life. The results indicated, in general, that the representations of teachers about elderly people, old age and learning at that stage of life were more positive than the representations of the students of the program. On the question of learning, the elderly also appear to have clearly indicated their difficulties that teachers, in addition to the need for changes in some aspects of the didactic activities offered by the program. The teachers, the more optimistic vision of old age, indicated less difficulties that students in the learning process and, consequently, less need for changes in education and development activities. These results may indicate that teachers, in most cases, young university, designing a positive and rewarding form to thce aging process and experience of old age, due, perhaps, of living with older people. This learning about old age is one of the great benefits of programs geared to elderly people congregate different generations... (Complete abstract click electronic access below)en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
dc.format.extent180 f. : il.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectRepresentações sociaispt
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectEnvelhecimento humanopt
dc.subjectUniversidade da Terceira Idadept
dc.subjectSocial representationsen
dc.subjectHuman ageingen
dc.subjectEducationen
dc.subjectUniversity of Third Ageen
dc.titleRepresentações sociais de professores e alunos sobre envelhecimento humano e educação em um programa de Universidade Aberta à Terceira Idadept
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filemennocchi_lm_me_bauru.pdf-
dc.identifier.aleph000582154-
dc.identifier.capes33004056085P0-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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