Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/97474
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Almeida-Verdu, Ana Claudia Moreira [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Lucchesi, Fernando Del Mando | - |
dc.date.accessioned | 2014-06-11T19:29:00Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T19:19:12Z | - |
dc.date.available | 2014-06-11T19:29:00Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T19:19:12Z | - |
dc.date.issued | 2013-02-25 | - |
dc.identifier.citation | LUCCHESI, Fernando Del Mando. Avaliação do efeito de um programa de ensino de leitura e escrita sobre a fala de crianças usuárias de implante coclear. 2013. 109 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências de Bauru, 2013. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/97474 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/97474 | - |
dc.description.abstract | O implante coclear é um dispositivo eletrônico que permite que seu usuário recupere, ou tenha pela primeira vez, a detecção auditiva. No entanto, para aprender outras habilidades auditivas (discriminar, reconhecer, compreender, memorizar) e a linguagem oral, faz-se necessário, em muitos casos, um processo de reabilitação e ensino sistemático. O programa Aprendendo a Ler e a Escrever em Pequenos Passos se constitui em uma proposta de ensino sistemático consolidada na área de estudos sobre o comportamento verbal e função simbólica operacionalizados pelo paradigma das relações de equivalência. O objetivo do presente estudo foi o de avaliar as extensões do efeito do programa de ensino de leitura e escrita Aprendendo a Ler e a Escrever em Pequenos Passos sobre a inteligibilidade da fala de crianças com deficiência auditiva e usuárias de implante coclear. Para tanto, participaram duas crianças com deficiência auditiva pré-lingual e usuárias de implante coclear, com idades entre sete e oito anos.O delineamento consistiu na Avaliação da Rede de Leitura e Escrita antes a após a exposição das três primeiras Unidades do Módulo 1 do programa de ensino. Na avaliação inicial, ambos os participantes foram caracterizados como aptos à exposição do programa, com desempenhos baixos de leitura e escrita, no entanto, bons desempenhos em tarefas de seleção, sobretudo envolvendo identidade entre palavras. Durante os 13 passos de ensino expostos, os participantes demandaram, em média, duas exposições de cada passo para que apresentassem 100% de acertos em tarefas de seleção de palavras impressas frente a palavras ditadas (AC) e tarefas de ditado por composição de sílabas (AEs), envolvendo as palavras de treino. Nos testes realizados após o ensino, os participantes demonstraram desempenhos superiores em relação... | pt |
dc.description.abstract | The cochlear implant is an electronic device that allows its users to regain, or have for the first time, sound detection skills. Nevertheless, in order to learn other hearing skills (discriminate, recognize, comprehend, memorize) and oral language, it is necessary, in many cases, a rehabilitation and sytematically teaching process. The program Learning to Read and Spell in Small Steps (Aprendendo a Ler e a Escrever em Pequenos Passos) is a proposition of systematic teaching based upon verbal behavior and symbolic functions' fields of research, and operated by the equivalence realtions paradigm. The goal of the present study was to assess the effects of the program Learning to Read and Spell in Small Steps on the speech intelligibility of hearing-impaired and implanted children. Two children with prelingual hearing loss and cochlear implant users, with ages between seven and eight years old, participated in this study. The data collection design consisted on the Reading and Spelling Web Assessment before and after the teaching Modulo 1's three first Units exposition. In the initial assessment, both participants were characterized as suitable for the program, with low reading and spelling scores, although, presenting good scores in word identity selection-based tasks. During the 13 teaching steps exposed, participants required a mean of two expositions of each step to present a 100% of correct answers in dictated - printed words matching tasks (AC) and constructed response syllable matching of dictated words (AEs) tasks, involving training words. In the assessment exposed after teaching, both participants presented superior scores than the initial tests, showing the teaching program effects' extension over the speech intelligibility, even without the adoption of any vocal topographic modeling procedure (i.e. imitation)... (Complete abstract click electronic access below) | en |
dc.description.sponsorship | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) | - |
dc.format.extent | 109 f. : il. | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Leitura | pt |
dc.subject | Escrita | pt |
dc.subject | Fala - Inteligibilidade | pt |
dc.subject | Estimulos sensoriais | pt |
dc.subject | Reading | pt |
dc.title | Avaliação do efeito de um programa de ensino de leitura e escrita sobre a fala de crianças usuárias de implante coclear | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.description.sponsorshipId | FAPESP: 11/16035-2 | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | lucchesi_fm_me_bauru.pdf | - |
dc.identifier.aleph | 000708585 | - |
dc.identifier.capes | 33004056085P0 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.