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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/97481
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dc.contributor.advisorAlmeida-Verdu, Ana Cláudia Moreira [UNESP]-
dc.contributor.authorCastro, Aretha Bispo de-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:29:00Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:19:12Z-
dc.date.available2014-06-11T19:29:00Z-
dc.date.available2016-10-25T19:19:12Z-
dc.date.issued2008-02-20-
dc.identifier.citationCASTRO, Aretha Bispo de. Ensino de leitura e escrita baseado no paradigma da equivalência: um programa de consultoria colaborativa com o professor. 2008. ix, 128 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2008.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/97481-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/97481-
dc.description.abstractAo se ensinar a ler e escrever busca-se que o aprendiz consiga lidar com estímulos fisicamente diferentes de forma simbólica, tomando-os como intercambiáveis ou equivalentes. Um modelo de descrição operacional de comportamentos simbólicos como o ler e o escrever adotado pela Análise do Comportamento é derivado do conceito matemático de equivalência de estímulos. Este modelo propõe que o ensino de relações de condicionalidade pode gerar mais relações do que as ensinadas, conferindo uma característica parcimoniosa e econômica ao ensino. A hipótese desse trabalho consistiu em que o professor tiver conhecimento destas relações e de suas independências, esse desempenho poderia ser precorrente na adoção de práticas de ensinar repertório inicial de ler e escrever mais efetivas, observadas pelo desempenho de seus alunos. O objetivo desse trabalho foi verificar se o conhecimento das relações envolvidas no ler e escrever pelo professor, a partir da consultoria colaborativa, ofereceria condições para que seus alunos desempenhassem melhora nos repertórios que envolvem essa aprendizagem. Foram realizados dois Estudos. No Estudo I, participaram duas professoras do I Ciclo do Ensino Fundamental de 19 alunos identificados por suas professoras como apresentando problemas na alfabetização, sendo 10 de P1 e 09 de P2. Os docentes participaram de uma intervenção de dois meses cada cujo objetivo principal foi caracterizar e descrever a rede de relações e propor atividades de sala de aula com base na rede. Um dos docentes funcionou inicialmente como controle. Os resultados foram obtidos por meio de medidas pré e pós-intervenção do desempenho dos alunos através da aplicação de avaliação derivadas do estudo de Fonseca (1997); de análise de relato verbal dos professores em entrevistas antes da intervenção e do seu desempenho durante a intervenção...pt
dc.description.abstractWhen teaching how to read and write, we pursuit that the learner can deal with physically different stimuli in a symbolic form, taking then as interchangeable or equivalent. An operational description model of symbolic behaviors such as read and write adopted by the behavior analysis is derived from the mathematical concept of stimulus equivalence, suggesting that the teaching of conditional relations can generate more relationships than those taught, giving productive and parsimonious to teaching. The hypothesis of this work was that, if the teacher has knowledge of these relationship and their interdependencies, this would cause the adoption of teching practice repertories that leads to more effective teaching of how to read and write. The propuse of this study was to verify whether the knowledge of the relationships involved in reading and writing by the teacher provides conditions for their students to show improvement in the repertoires that involve this learning. Two studies were conducted. In Study I, attended two teachers of the elementary schools and 19 students identified by their teachers as having problems in reading and writing, where 10 of then are from P1 and 09 of then from P2. The teachers participated in a two months invention each to aid on the knowledge of the relationships network and planning activities. One of the teachers worked initially as control. Results were obtained through: pre and post-intervention measures of the student's performance through the application of ratings derived from the study of Fonseca (1997); analysis of teache's verbal report on interviews before the interventions; and P1 and P2 performance during the intervention. The results of the students pointed to subtle improvements in the average results of P1. Changes in the relate of the relationships network, in the behavior of describing theirs own... (Complete abstract click electronic access below)en
dc.description.sponsorshipUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.format.extentix, 128 f. : il.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectAvaliação educacionalpt
dc.subjectPsicologia do desenvolvimentopt
dc.subjectLer e escreverpt
dc.subjectEnsino colaborativopt
dc.titleEnsino de leitura e escrita baseado no paradigma da equivalência: um programa de consultoria colaborativa com o professorpt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filecastro_ab_me_bauru.pdf-
dc.identifier.aleph000563261-
dc.identifier.capes33004056085P0-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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