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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/97501
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dc.contributor.advisorCarrara, Kester [UNESP]-
dc.contributor.authorSouza, Vivian Bonani de-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:29:00Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:19:15Z-
dc.date.available2014-06-11T19:29:00Z-
dc.date.available2016-10-25T19:19:15Z-
dc.date.issued2013-02-04-
dc.identifier.citationSOUZA, Vivian Bonani de. Reforçadores arbitrários e naturais, de curto e de longo prazo: uma análise conceitual sobre procedimentos de transferência de controle. 2013. 106 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2013.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/97501-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/97501-
dc.description.abstractDia da possibilidade de pesquisar empiricamente as práticas culturais, considerando a cultura como 3º nível de variação e seleção comportamental, pode-se afirmar que existem muitos questionamentos quanto a questões teóricas e procedimento aplicados nesse campo de estudo, principalmente no que se refere à alteração de práticas culturais mediante a intervenção no arranjo de consequencias para os comportamentos das pessoas em grupo, através dos instrumentos conceituais de contingências, macro e metacontigências. Nesse sentido, entendendo que os elementos presentes nas práticas culturais devem ser descritos e compreendidos claramente para a implementação de procedimentos de intervenção que visem o planejamento de práticas culturais saudáveis (ou menos danosas) para os indivíduos, o presente trabalho teve como objetivo proceder a uma investigação na literatura e desenvolver uma análise conceitual do planejamento e implicações de procedimentos de transferência de controle comportamental de reforçadores arbitrário para reforçadores naturais e de longo prazo. O propósito aplicado geral que contextualizou a pesquisa foi uma tentativa de elucidar aspectos e conceitos já conhecidos, porém não desenvolvidos exaustivamente e especificamente para as finalidades requeridas no campo de atuação na Análise Comportamental da Culturapt
dc.description.abstractFacing the possibility to empirically research cultural practices and considering culture as the third level of behavior variation ad selection, it can be stated that there are many questions about the theoretical issues and applied procedures in this field of study, especially with regard to changing cultural practices by intervening in the array of consequences to the behavior of people in groups, through the conceptual tools of contingencies, macro and metacontingencies. In this sense, understanding that the elements which are present in cultural practices should be clearly described and understood to the implementation of intervention procedures which aim a healthy (or less harmful) design of cultural practices for individuals, the present study aimed to implement a literature research and to develop a conceptual analysis of designing and the procedure implications of transfering bahavioral control from arbitrary to natural reinforces and from short-term to long-term reinforcers. The general guidelines which contextualized the present research was an attempt to elucidate aspects and concepts already known but not extensively and specifically developed to the purposes required in the applied field of Behavior Analysis of Cultureen
dc.format.extent106 f.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectCulturapt
dc.subjectComportamento - Avaliaçãopt
dc.subjectPlanejamentopt
dc.subjectComportamento verbalpt
dc.subjectCulturept
dc.titleReforçadores arbitrários e naturais, de curto e de longo prazo: uma análise conceitual sobre procedimentos de transferência de controlept
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filesouza_vb_me_bauru.pdf-
dc.identifier.aleph000707375-
dc.identifier.capes33004056085P0-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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