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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/97523
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dc.contributor.advisorLibório, Renata Maria Coimbra [UNESP]-
dc.contributor.authorPessoa, Alex Sandro Gomes-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:29:01Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:19:18Z-
dc.date.available2014-06-11T19:29:01Z-
dc.date.available2016-10-25T19:19:18Z-
dc.date.issued2011-06-16-
dc.identifier.citationPESSOA, Alex Sandro Gomes. O papel da escola na vida de adolescentes vítimas de violência sexual: risco e proteção. 2011. 122 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2011.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/97523-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/97523-
dc.description.abstractEste estudo está vinculado ao Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista, Campus de Presidente Prudente, mais especificamente à linha de pesquisa Processos Formativos, Diferença e Valores. O objetivo da pesquisa foi analisar o papel da escola na vida de adolescentes com histórico de violência sexual, considerando tanto os casos de abuso quanto exploração. O referencial teórico adotado articula-se com os pressupostos dos estudos da Resiliência, pautados principalmente numa abordagem cultural. Apresentamos ainda, a perspectiva das Sete Tensões, proposta originalmente pelo pesquisador canadense Michael Ungar, assim como sua aplicabilidade no contexto brasileiro. Trata-se de um Estudo de Casos Múltiplos, com a utilização das abordagens qualitativa e quantitativa. Para atender os objetivos propostos, a pesquisa se dividiu em dois estudos. No Estudo I, participaram 31 adolescentes, de ambos os sexos, com idade entre 12 e 17 anos, que freqüentavam um projeto de atendimento a crianças e adolescentes vitimas de violência sexual. Nessa etapa, os participantes responderam a dois questionários. O primeiro, denominado CYRM (Child and Youth Resilience Measure), investigou o acionamento de processos de resiliência em adolescentes. Já o segundo material, intitulado Fatores de Risco e Proteção em Crianças e Adolescentes, buscou caracterizar o contexto dos participantes, explicitando os indicadores de risco e proteção em suas vidas. Á partir do primeiro questionário utilizado no Estudo I, selecionamos, por meio da Análise de Cluster, os sujeitos que mais indicavam processos de Resiliência, sendo 6 do sexo feminino e 1 do sexo masculino. Com esse grupo, foram realizadas entrevistas estruturadas individuais, sendo que o roteiro de perguntas investigou...pt
dc.description.abstractThis study was conducted in the Graduate Program in Education at the Universidade Estadual Paulista, Campus of Presidente Prudente, it is linked to the research topic of “Formation Processes, Diversity and Values”. The research objective was to analyze the role of schools for adolescents exposed to sexual violence, considering both cases of abuse and exploitation. The theoretical framework is structured with the assumptions of the studies of resilience, which are primarily based on a cultural approach. We also present the perspective of Seven Tensions, originally proposed by the Canadian researcher Michael Ungar, as well as its applicability in the Brazilian context. This is a Multiple Case Study with the use of qualitative and quantitative approaches. The research was divided into two studies to meet the objectives proposed. In the first study, there were 31 adolescents participating of both sexes, aged between 12 and 17 years, they were all attending a service project for children and adolescents victims of sexual violence. At this stage, participants answered two questionnaires. The first, called CYRM (Child and Youth Resilience Measure), investigated the activation processes of resilience in adolescents. The second material, entitled Risk and Protective Factors in Children and Adolescents, aimed to characterize the context of the participants, explaining the indicators of risk and protection in their lives. Out of the first questionnaire used in the study, we selected, by means of cluster analysis, participants who showed more resilience processes, including 6 females and 1 male. Within this group, we conducted structured interviews, and the script of questions investigated how elements from... (Complete abstract click electronic access below)en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)-
dc.format.extent122 f. : il.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectAdolescentes e violênciapt
dc.subjectViolência sexual - Papel da escolapt
dc.subjectResiliencia (Traço da personalidade)pt
dc.subjectSexual violence - Role of the schoolen
dc.subjectResilienceen
dc.titleO papel da escola na vida de adolescentes vítimas de violência sexual: risco e proteçãopt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filepessoa_asg_me_prud.pdf-
dc.identifier.aleph000680806-
dc.identifier.capes33004129044P6-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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