Você está no menu de acessibilidade

Utilize este identificador para citar ou criar um link para este item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/97529
Registro de metadados completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLima, Elizabeth Maria Freire de Araújo [UNESP]-
dc.contributor.authorSilva, Vivian de Jesus Correia e-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:29:01Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:19:19Z-
dc.date.available2014-06-11T19:29:01Z-
dc.date.available2016-10-25T19:19:19Z-
dc.date.issued2012-11-12-
dc.identifier.citationSILVA, Vivian de Jesus Correia e. Institucionalização precoce e o controle subjetivo na infância: cartografias de uma problemática contemporânea. 2012. 83 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Assis, 2012.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/97529-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/97529-
dc.description.abstractEssa pesquisa tem como objetivo cartografar as relações entre a institucionalização de crianças em estabelecimentos educacionais antes do período de escolarização formal, aqui denominada de Institucionalização Precoce e a produção da subjetividade contemporânea, considerando a relação que se estabelece entre a criança e a família, e para o tipo de maternidade produzida no campo social. Investigamos e problematizamos a questão da Institucionalização Precoce e a produção da subjetividade, situando-as a partir das perspectivas teóricas de Foucault, Deleuze e Guattari. Operando com o conceito de Institucionalização Precoce, explicitamos seus efeitos éticos em termos de produção de subjetividade, sob o prisma do processo de transição da sociedade disciplinar para a sociedade de controle, considerando os desdobramentos subjetivos promovidos pelo sistema capitalista no atual contexto biopolíticopt
dc.description.abstractThis research was done by a theoretical investigation about the moment when a child starts to go to education places like a school before the obligatory age of usual education, here called Precocious Institutionalization, and the changings that it results at the productions of subjectivity, at the relationship between children and family, specially the maternity in the society. Using theory references of Foucault, Deleuze and Guattari, was done the analysis with the help of cartography. As a result, there is a kind of map of the way that the human subjectivity is produced by two different society strategies, the disciplinary society integrated with the control society using biopolitics inside the contemporary questions to increase capitalism systemen
dc.format.extent83 f.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectEducação de criançaspt
dc.subjectMaternidadept
dc.subjectSubjetividadept
dc.subjectChild educationpt
dc.subjectMaternitypt
dc.subjectSubjectivitypt
dc.titleInstitucionalização precoce e o controle subjetivo na infância: cartografias de uma problemática contemporâneapt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filesilva_vjc_me_assis.pdf-
dc.identifier.aleph000707209-
dc.identifier.capes33004048021P6-
Aparece nas coleções:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

Não há nenhum arquivo associado com este item.
 

Itens do Acervo digital da UNESP são protegidos por direitos autorais reservados a menos que seja expresso o contrário.