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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/97536
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dc.contributor.advisorSantos, Flávia Heloísa dos [UNESP]-
dc.contributor.authorSilva, Paulo Adilson da-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:29:01Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:19:20Z-
dc.date.available2014-06-11T19:29:01Z-
dc.date.available2016-10-25T19:19:20Z-
dc.date.issued2011-08-02-
dc.identifier.citationSILVA, Paulo Adilson da. Habilidades matemáticas e memória operacional em crianças de 7 a 12 anos infectadas pelo HIV por transmissão vertical, em estado assintomático. 2011. 85 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2011.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/97536-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/97536-
dc.description.abstractA síndrome de imunodeficiência adquirida (AIDS) é causada por infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV). No Brasil, segundo o Ministério da Saúde (2010), de 1980 a meados de 2010 foram notificados no SINAN um total de 14.926 casos (acumulados) de crianças menores de 13 anos infectadas, das quais 85,1% foram infectadas através de transmissão vertical. Em 2009, das 304 notificações de novos casos de AIDS em crianças com menos de 13 anos de idade, 92,1% dos casos foram decorrentes deste tipo de transmissão. Anormalidades encefálicas associadas à infecção pelo HIV são comuns e são as que primeiro aparecem entre crianças infectadas verticalmente. Déficits cognitivos relacionados a estas alterações estão presentes nessas crianças, contudo os estudos sobre as alterações cognitivas nessa população apresentam diversas limitações, como o pequeno tamanho da amostra, medidas inespecíficas e ausência de grupo controle. O objetivo do estudo foi avaliar o perfil de desempenho em habilidades matemáticas e memória operacional de crianças infectadas pelo HIV por transmissão vertical em idade escolar por meio de bateria de testes específicos para matemática (ZAREKI-R) e para memória operacional (AWMA), analisando se esse perfil se relaciona a aspectos como estado clinicoimunológico, carga viral, TARV e adesão, qualidade de vida e humor. Participaram do estudo 26 crianças, divididas em dois grupos, experimental (GE; N=13) e controle (GC; N=13), segundo a presença ou não da infecção pelo HIV. As crianças do grupo experimental foi composta por crianças infectadas por transmissão vertical pelo HIV, assintomáticas, de idade entre 7 e 12 anos de ambos os sexos.pt
dc.description.abstractAcquired Immunodeficiency Syndrome (AIDS) is caused by infection with human immunodeficiency virus (HIV). In Brazil, according to the Ministry of Health (2010), from 1980 to mid-2010 there were notified in SINAN a total of 14,926 cases (cumulative) of infected children less than 13 years, of whom 85.1% were vertically infected. In 2009, from 304 notifications of new AIDS cases in children 92.1% were due to this type of transmission. Brain abnormalities associated with HIV infection are common and the first to manifest among vertically infected children. Cognitive deficits related to these changes are present in these children, but studies on cognitive impairment in this population have several limitations, including small sample sizes, nonspecific measures and lack of control groups. The purpose of this study was to evaluate the performance of mathematic skills and working memory of school-age children infected with HIV by vertical transmission through specific battery tests for mathematics (Zareki-R) and working memory (AWMA), analyzing if this profile is related to aspects such as clinico-imunological stage, viral load, antiretroviral therapy and adherence, quality of life and humor. The study included 26 children, divided into two groups, experimental (GE, N = 13) and control (GC, N = 13), according to the presence or absence of HIV infection. The experimental group was formed by children infected with HIV by vertical transmission, in asymptomatic stage, from 7 and 12 years-old, of both genders.en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
dc.format.extent85 f. : il.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectHIV (Virus)pt
dc.subjectCriançaspt
dc.subjectNeuropsicologiapt
dc.subjectMathematical skillsen
dc.subjectHIVen
dc.subjectChildrenen
dc.subjectNeuropsychologyen
dc.titleHabilidades matemáticas e memória operacional em crianças de 7 a 12 anos infectadas pelo HIV por transmissão vertical, em estado assintomáticopt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filesilva_pa_me_assis.pdf-
dc.identifier.aleph000675873-
dc.identifier.capes33004048021P6-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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