Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/97561
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Vasconcelos, Mario Sérgio [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Moreira, Francy Ribeiro | - |
dc.date.accessioned | 2014-06-11T19:29:02Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T19:19:23Z | - |
dc.date.available | 2014-06-11T19:29:02Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T19:19:23Z | - |
dc.date.issued | 2009-12-15 | - |
dc.identifier.citation | MOREIRA, Francy Ribeiro. Adolescentes: (des)amparo e vida psíquica. 2009. 140 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2009. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/97561 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/97561 | - |
dc.description.abstract | A presente pesquisa é um estudo sobre os adolescentes inscritos no Projeto Legião Mirim, na cidade de Assis – SP, implantado por uma entidade filantrópica que tem por finalidade principal encaminhar jovens de nível econômico desfavorecido para o primeiro emprego. Objetivamos, basicamente, compreender o que tais indivíduos pensam sobre a adolescência, sobre as perspectivas em relação ao futuro e identificar quais os principais valores destacados por esses adolescentes. As razões que nos levaram a propor essa investigação dizem respeito ao fato de, como psicóloga, termos desenvolvido atividades com os adolescentes inseridos no “Projeto”. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na qual fizemos uso de entrevistas semi-estruturadas com 06 adolescentes de ambos os sexos, com idade entre 14 e 18 anos, com nível econômico desfavorecido, independentemente do grau de escolaridade e com diferentes credos religiosos. Como referencial teórico e metodológico, utilizamos autores de orientação psicanalítica, como Freud, Birman, Calligaris, Costa, Figueiredo, Herrmann, Mezan, Outeiral, entre outros. Os dados das entrevistas foram analisados no sentido de compreender o significado da fala dos sujeitos estudados. Concluímos que os adolescentes concebem a adolescência como uma fase de transição entre o ser criança e o adulto, onde solicitam tempo e apoio dos adultos nesse período. O Projeto é importante em suas vidas porque além de oferecer emprego para os mais carentes, os jovens encontraram um local para fazer cursos, adquirir novos conhecimentos e novas formas de relação afetiva. Eles destacaram valores como o estudo, a relação familiar, a amizade, a justiça, a honestidade e a preocupação com o futuro da sociedade. A maioria dos adolescentes percebe o futuro diretamente ligado ao estudo, a uma profissão | pt |
dc.description.abstract | This research is an study about adolescents applied for Legião Mirim Project in Assis city - SP, introduced by a philanthropic entity which brings, as its mainly purpose, to guide financial underprivileged young people to find their first job. Our goals are, basically, to understand what such individuals think about the adolescence, about the perspectives related to their future and who the values detached for them. The reasons, which led us to propose this investigation, are connected to the fact, as a psychologist, we had developed activities with some adolescents that are involved on that “Project”. It’s about a qualitative research, of which we made use of halfstructured interviews with 06 students from both sexes, between 14 and 18 years old, with financial problems, independently their educational levels and with many different beliefs. As a theoretical and methodological reference, we have used author with psychoanalysis orientation, like Freud, Birman, Calligaris, Costa, Figueiredo, Herrmann, Mezan, Outeiral, and others. Some data from the interviews were analyzed in sense to realize the speech meanings from the studied individuals. We conclude that adolescents understand the adolescence years as a transition step between to be a child and to be an adult, when they solicit time and support from the adults on that period. The Project is important in their lives because, more than offer a job opportunity to the most careless, young people have found a place to have courses, to acquire new knowledge and new ways of affective relations. They’ve shown values like study, family relation, friendship, justice, honesty and concern about the future of society. Most adolescents see the future connect directly to study, to an occupation | en |
dc.format.extent | 140 f. : il. anexo | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Adolescente | pt |
dc.subject | Adolescência | pt |
dc.subject | Juventude | pt |
dc.subject | Psicanalise | pt |
dc.subject | Adolescents | en |
dc.subject | Adolescence | en |
dc.subject | Social projects | en |
dc.subject | Psychoanalysis | en |
dc.subject | Youth | en |
dc.title | Adolescentes: (des)amparo e vida psíquica | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | moreira_fr_me_assis.pdf | - |
dc.identifier.aleph | 000629595 | - |
dc.identifier.capes | 33004048021P6 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.