Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/97603
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Bendassoli, Pedro Fernando [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Costa, Felizardo Tchiengo Bartolomeu | - |
dc.date.accessioned | 2014-06-11T19:29:03Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T19:19:28Z | - |
dc.date.available | 2014-06-11T19:29:03Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T19:19:28Z | - |
dc.date.issued | 2011-07-13 | - |
dc.identifier.citation | COSTA, Felizardo Tchiengo Bartolomeu. Significando práticas e praticando significações: professores e significado do trabalho. 2011. 125 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2011. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/97603 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/97603 | - |
dc.description.abstract | O objetivo principal deste trabalho é investigar o significado do trabalho docente comparando as percepções dos professores de duas escolas públicas, a Escola do I Ciclo nº 152 localizada em Angola, no município dos Gambos e o Colégio Brasileiro, Ernani Rodrigues, localizado em Assis/SP. Para análise dos dados seguiu-se o procedimento proposto por Bardin (1999), que se organiza em três fases: préanálise, exploração do material e tratamento dos resultados (inferência e interpretação), em função dos objetivos propostos inicialmente obtiveram-se alguns dos seguintes resultados relativamente às categorias definidoras do significado do trabalho para os professores: o propósito social é construído mais sobre a base ocupacional e menos sobre a cultural e por isso, não difere entre os professores angolanos e brasileiros, que sofrem muito mais com a indisciplina e desrespeito dos alunos devido à diminuição da sua autoridade como conseqüência da introdução do estatuto da Criança e do Adolescente; apesar das oportunidades de aprendizagem fazerem parte da realidade dos professores dos dois países, elas cumprem funções diferentes, afetadas pelos respectivos contextos sociais recentes; a autonomia do professor angolano é minada por um arranjo cultural que mistura comunitarismo e assistencialismo; a centralidade do trabalho para os professores é mais determinada pelo valor e qualidade do tempo gasto com o trabalho, do que pelo seu volume e finalmente, a diminuição da autoridade docente está relacionada com um intervencionismo maior do estado nas questões da escola. No decurso da análise que se pretendeu fazer sobre os principais resultados conseguidos com o estudo, foram produzidas as seguintes conclusões: para que o trabalho docente tenha sentido, ele precisa de: permitir que o professor ofereça a sua contribuição social; ser um trabalho no qual ele possa seguir... | pt |
dc.description.abstract | With this work, we want to study the meaning of work for teachers, comparing their perception in two public schools of two different countries (I Cycle, School nº 152 from Angola located in Gambos and College Ernani Rodrigues, from Brazil located in Assis/SP). To analyze the data we use Bardin’s (1999) procedure that has been organized in three fases: pre-analyses, material exploration and data treatment (inference and interpretation). Fowling the goals proposed we get some of this results to the categories that define the meaning of work more on the occupational base and less on cultural, because of this, it’s not different in both countries, but Brazilians suffer more with student’s indiscipline and disrespect, caused by a decrease of authority after the children and teenager status; even if the opportunities of learning are part of Angolan and teacher’s work, they have different functions for them, affected by a especial cultural arrangement that mixed comunitarism and assitencialism in Angola. The centrality of work is determinate by the value and quality of the working time, more than its volume, finally, the decrease of the teacher’s authority in Brazil; it’s related with a government more interventional in school issue. During the analyses of the main results of the study, we produce the fowling conclusions: teachers work can be meaningful if let them make a contribution, be a work were he can teach an practice moral qualities with students, if offers him different opportunities of tasks, if he can work freely, have contact with partners, students, parent’s students and it happen in a good environment, honest and cooperative; don’t use the space of family, friends and pleasure, were he is recognized by his contribution for long time, let’s him work with pleasure and uses his experience | en |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
dc.description.sponsorship | Governo de Angola | - |
dc.format.extent | 125 f. : il. | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Trabalho - Aspectos psicologicos | pt |
dc.subject | Work | en |
dc.subject | Meaning of work | en |
dc.subject | Teachers | en |
dc.subject | Angola e Brazil | en |
dc.title | Significando práticas e praticando significações: professores e significado do trabalho | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | costa_ftb_me_assis.pdf | - |
dc.identifier.aleph | 000650443 | - |
dc.identifier.capes | 33004048021P6 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.