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http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/97613
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Rosa, Abilio da Costa [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Martini, Rener Busso de | - |
dc.date.accessioned | 2014-06-11T19:29:03Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T19:19:29Z | - |
dc.date.available | 2014-06-11T19:29:03Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T19:19:29Z | - |
dc.date.issued | 2010-08-23 | - |
dc.identifier.citation | MARTINI, Rener Busso de. O dispositivo intercessor como meio de superação dialética da medicalização da saúde mental. 2010. 95 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2010. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/97613 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/97613 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho é resultado de um processo de intercessão realizado numa instituição de Saúde Mental localizada numa cidade do interior do estado de SP. A partir dessa experiência, procuramos delinear um jogo de forças presente no campo que nos permite pensar a instituição de Saúde Mental como reprodutora da divisão fundamental do trabalho entre intelectuais e braçais típica do Modo Capitalista de Produção. Como reflexo da organização da instituição, essa separação se reproduz ainda na relação estabelecida entre os trabalhadores e os sujeitos que demandam cuidados. Apontamos ainda que a medicalização, compreendida como efeito da referida divisão do trabalho e de um laço social estabelecido através do Discurso do Mestre, tem se caracterizado como meio de produção de saúde (entendida dentro do princípio doença-cura). Como possibilidade de superação dialética da medicalização, enfatizamos o uso do dispositivo intercessor com seus pressupostos teóricos derivados do Materialismo Histórico, da Psicanálise e da Análise Institucional. Pautado por esses princípios, o dispositivo intercessor se distingue do modo tradicional (positivista) de pesquisa. Trata-se muito mais de produzir um saber que sirva para produzir uma mudança na realidade do que um saber sobre ela. Na mesma lógica, o dispositivo intercessor como meio de produção de conhecimento deve se remeter prioritariamente à experiência vivida na práxis como elemento de confronto entre as particularidades desta e o “saber sabido”. Portanto, antes de uma produção de conhecimento atribuída a um especialista ou pesquisador, o método intercessor deve operar a partir da própria práxis. É a partir de uma articulação entre um relato de experiência como intercessor e a teoria que pretendemos produzir novos conhecimentos que sirvam para instrumentalizar outros que se pretendam intercessores em suas práticas | pt |
dc.description.abstract | This assignment is a result of a intercession accomplished in a Mental Health Institution located in a countryside city, São Paulo state. From this experience, we tried to trace a major game on the field which allows us to think about Mental Health Institution like basis division of labor duplicator between intellectuals and manual labor typical of Capitalist Mode of Production. As a reflection of institution organization, these separations duplicate still the established relation between worker and subject who demand attention. We still point that medicalization, comprehended like the effect of the referred labor division and of a social bond established through the Master Discourse, have stamped itself as health production means (understood in the disease-cure principle). As a possibility of dialectically overcoming of medicalization, we emphatic the use of intercessors with their theoretician bases originating of Historical Materialism, Psychoanalysis and Institutional Analysis. Based by theses principles, the intercessor differs from the traditional research mode (positivism). It’s much more about produce a knowing that may produce a reality change than a knowledge about it. Thinking on this way, intercessors as knowledge production mean must mainly relate to living experience on praxis as component of comparison between its peculiarities and the “increased knowledge”. Therefore, instead of a knowledge production by an expert or by a researcher, intercessors must operate from the praxis itself. It’s from an articulation between an experience report as the intercessor and theory we intend develop new knowledge which could be used to make other people, who has the pretension to be intercessors in their praxis, capable to be one | en |
dc.format.extent | 95 f. | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Saude mental | pt |
dc.subject | Trabalho intelectual | pt |
dc.subject | Psychosocial Attention | en |
dc.subject | Medicalization | en |
dc.subject | Intercessors | en |
dc.title | O dispositivo intercessor como meio de superação dialética da medicalização da saúde mental | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | martini_rb_me_assis.pdf | - |
dc.identifier.aleph | 000633282 | - |
dc.identifier.capes | 33004048021P6 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
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